sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Som de Gravity


Gravity já chegou às nossas salas de cinema e promete ter todos os ingredientes para deixar os espectadores "sem fôlego". No meio de tanta falta de ar poderá passar despercebido toda a envolvência sonora que foi alvo de atenção especial.

Muitos poderão sentir falta do pesado silêncio do espaço, que ajudaria a transmitir ainda mais uma sensação de desespero - que no filme é quase sempre "escondido" pela banda sonora. Mas nos sons que ouvimos, houve a preocupação de fazer com que fossem cientificamente correctos.

Como no espaço não existe ar que permita a propagação do som, todo o som que "ouvimos" apenas é audível quando se está a tocar em algo e as vibrações podem ser transmitidas directamente pelo toque. Isso foi algo que obrigou a uma montagem sonora incomum, e que se tornou ainda mais complexa ao dar uso ao sistema Dolby Atmos que permite um posicionamento sonoro de diversos elementos em qualquer ponto da sala de cinema com enorme precisão.

Este é um daqueles filmes que será criminoso não o ir ver ao cinema... e se estiverem pelos lados de Lisboa não se esqueçam de dar uso ao IMAX. (Aqui no Norte, continuamos à espera que a Zon Lusomundo nos dê igual prenda.)


1 comentário:

  1. Mas não deixa de dar uma sensação "esquisita" todos aqueles estilhaços por todo o lado e sem ouvirmos o respectivo som. Não é como o trailer do filme...

    Já estou a imaginar os mais distraídos depois com o Blu-Ray em casa no sistema de som a puxarem pela cabeça se têm alguma coisa desligada ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails