segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Europa Report

Não temos armas laser nem tele-transporte, mas se gostam de ficção científica espacial com uma forte aposta na realidade científica, não vão querer perder este Europa Report. Realizado por Sebastián Cordero e com algumas caras conhecidas, este filme acompanha uma expedição tripulada a Europa, a quarta maior lua de Júpiter, para descobrir se há vida nos oceanos que se escondem por baixo do seu manto de gelo.

O filme adopta uma táctica pseudo-documental com as gravações recuperadas da missão, que também nos vão sendo desvendadas com recurso a "flashbacks" que nos mostram alguns momentos marcantes. Grande parte do ambiente é conseguido à custa de um realismo científico que normalmente fica esquecido noutros filmes. Isto é... podemos quase acreditar que uma missão tripulada da NASA a outro planeta seguiria protocolos idênticos - e quer isto também dizer que, se estiverem à espera de um filme estilo "Alien, é melhor procurarem outra coisa.

Temos também a vantagem de, por uma vez que seja, não termos personagens que têm atitudes absurdas ou estúpidas (bem... talvez uma excepção, mas mesmo assim, credível) como por exemplo, quando um dos tripulantes pensa ter visto algo estranho, não hesita em contar a todos os companheiros - coisa que noutros filmes provavelmente permaneceria "em segredo". Mesmo se depois o final poderão não estar ao nível de outros momentos muito bem conseguidos ao longo do filme, o resultado global é francamente positivo e recomendado. (Embora admita que também possa ter um pouco influenciado pelo facto de estar com falta de filmes "espaciais"! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails