terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dexter - o Fim


Depois de oito anos, a série do serial killer psicopata mais simpático e amigável da TV chega finalmente ao fim. Dexter ficará para a história como uma das séries mais memoráveis de sempre (o que é bem mais difícil hoje em dia do que era há três ou quatro décadas atrás) e certamente será lembrada com carinho por todo os que a acompanharam "em directo". (É que é sempre diferente ir "sofrendo" semana após semana, do que apanhar a série completa e vê-la de seguida num fim-de-semana.)

Houve temporadas melhores e piores, mas Dexter sempre se foi desenrascando e equilibrando. Mas infelizmente, tenho que confessar que esta oitava season acaba por ser das mais fraquinhas - mesmo se lá pelo meio estão elementos que seriam muito interessante de ter sido abordados "no auge da série".

Sem vos dar o mega-spoiler final, o fim de Dexter vai-se direccionando para um final feliz com a sua amada (e assassina) Hannah McKay. Mas seria mesmo esse o fim que desejaríamos para um assassino em série - mesmo que tenha seguido (ou tentado seguir) um código de conduta para escolher as vítimas?


É um final que aposta na segurança da dupla que manteve a série até agora, Dexter e a sua irmã Debra - e que no último episódio irá dar as já esperadas reviravoltas. Mas mesmo assim, embora não consiga imaginar um final que pudesse agradar a todos, este deixou-me bastante "desconsolado" e em parte por ser tão previsível. Não será por um fim menos bem conseguido que a série perde o seu mérito, tal como não o perde por ter tido uma season final bem longe daquelas a que nos habituou - mas goste-se ou não, é tempo de dizermos adeus a Dexter... e libertarmos espaço para ver uma nova série no seu lugar.


!!!SPOILERS AHEAD!!!

Dexter está em fuga com o seu filho e Hannah para irem viver para a Argentina, quando é chamado ao Hospital por a sua irmã ter levado um tiro. Depois de um prognóstico optimista de que tudo estava bem; Dexter tenta confrontar o assassino da sua irmã mas a polícia apanha-o primeiro. Debra acaba por ter complicações e fica em estado vegetativo. Com o assassino na cela, Dexter vai ter com ele para "tirar umas amostras", e quando é atacado acaba por matá-lo "em legítima defesa". No meio da confusão do furacão que se aproxima da cidade, Dexter vai até ao quarto da irmã e desliga as máquinas que a mantinham "viva", matando-a. Depois pega no seu corpo e leva-a de barco, largando-a no meio do mar antes de se dirigir a alta-velocidade contra o furacão. Depois da tempestade descobrem-se os destroços do seu barco... sem sobreviventes. Hannah, já na Argentina com o filho de Dexter, vê a notícia de que ele morreu, ficando agora o pequenito a seu cargo.
Quando todos pensam que Dexter terá morrido... vemos que ele sobreviveu e se refugiou num local remoto onde continuará a batalhar o seu maior inimigo: ele próprio.

2 comentários:

  1. "...Dexter tenta confrontar o assassino da sua irmã mas a polícia apanha-o primeiro. Debra acaba por ter complicações e morrer." SPOILER!! Humm.. quem matou a Debra foi o Dexter, quando ele desliga as máquinas e a leva para o barco, pelo menos foi o que me deu a entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @valar, não ligues... é o que dá ver muitas séries diferentes seguidas (e a idade a ajudar a baralhar tudo!) Rectificado. Obrigado.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails