quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Transcendent Man

Ray Kurzweil é uma das mentes mais brilhantes da nossa era, e tem utilizado grande parte dos seu conhecimento no auxílio daqueles que têm limitações físicas que os impedem de ver o mundo como a maioria das pessoas (foi inventor dos primeiros sistemas que permitiam ler texto impresso, permitindo aos cegos o acesso a todo um novo mundo de informação; entre muitas outras invenções). Em Transcendent Man ficamos a conhecer um pouco mais sobre quem é este génio que aos 17 anos já surpreendia o mundo com as suas invenções... e que agora com 65 anos de idade, continua a fazê-lo... e a assustar muita gente.

Este documentário centra-se sobre a "singularidade" prevista por Kurzweil para as próximas décadas. O momento em que a evolução exponencial dos sistemas de computação se tornará tão rápido que eclipsará em instantes tudo aquilo que foi feito, saindo fora da escala da nossa própria compreensão... a não ser que o Homem passe a ter sistemas que ampliem as suas capacidades.

Uma visão que não é pacífica e que tem inúmeros críticos, e que nos obriga a confrontar também muitos receios interiores - incluindo o próprio conceito de morte e imortalidade.

É um tema fascinante... e que recomendo a todos que espreitem, quer sejam contra ou a favor do futuro previsto por Ray Kurzweil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails