segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Things to Come

Sou um fã das histórias de H.G. Wells, mas confesso que não fazia ideia de que ele tinha feito este filme Things to Come em 1936, mostrando um futuro que infelizmente se viria a concretizar poucos anos depois com a chegada da Segunda Guerra Mundial.

Neste Things to Come, a guerra mundial prolonga-se por várias décadas, dando origem a uma epidemia (zombies! :) que dizima grande parte da população que não morreu directamente pela guerra. Acontecimentos que fazem com que a maior parte do planeta regrida para pequenos estados feudais onde o regresso à "civilização" parece estar definitivamente condenado, com os seus "regentes" mais preocupados em manter o poder e conquistar as terras dos grupos vizinhos (e manter os seus povos na ignorância).

Mas, uma outra facção surge, de homens da ciência que usam a tecnologia para terminar todos este conflitos e unificar todos os povos numa nova era de prosperidade do planeta, que se prolongará por muitas décadas... até que novamente se levantarão vozes contra o próximo passo: a exploração espacial.

Será difícil para nós imaginar o impacto que este filme terá tido na época... e ainda mais quando a parte da guerra se concretizou três anos mais tarde, coincidindo com a guerra prevista no filme no Natal de 1940.


Wells tinha ideias revolucionárias para a produção deste filme que os produtores não aceitaram: a sua ideia era ter a banda sonora gravada primeiro, para depois editar o filme de forma a bater certo; e queria também que não existissem os créditos no final do filme, dizendo que ninguém lê ou se lembra do que lá passa (pretendendo que essa informação fosse distribuída em pequenos livros a distribuir nos cinemas).

... Pena será que apenas parte da sua visão se tenha concretizado, e que depois da 2ª Grande Guerra continuemos num planeta onde as diferentes nações continuam com as politiquices e intrigas, e onde uns poucos senhores "feudais" continuam mais preocupados com o poder que detêm e não com a evolução da civilização à escala planetária (e extra-planetária).

[Things to Come na Amazon - versão restaurada Criterion Collection]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails