sábado, 15 de junho de 2013

Os Efeitos de Iron Man 3


Raros são os filmes que hoje em dia dispensam os efeitos digitais, mas depois temos filmes como Iron Man 3, em que os efeitos especiais são parte essencial da história e que a tornam possível. Uma das cenas mais marcantes do filme acontece quando uma explosão a bordo do Ari Force One faz com que várias pessoas sejam sugadas para o exterior e caiam em queda livre, cabendo ao nosso herói a "impossível" tarefa dos os salvar a todos.


Foi uma cena em que os produtores decidiram usar mesmo paraquedistas (da equipa Red Bull) em queda livre para que o material de base tivesse o realismo pretendido. O que não deixa de ser caricato, pois depois praticamente tudo foi alterado digitalmente, desde o terreno às nuvens, e aos próprios paraquedistas (onde foi necessário "apagar" os paraquedas que levavam). Mas, o resultado fica convincente, como se desejava, e torna-se numa das cenas que deixa os espectadores a suster a respiração. :)

Curiosamente, outra das dificuldades que o pessoal dos efeitos especiais teve foi a recriar o Air Force One, uma vez que o resultado ficava sempre "estranho". E a estranheza, veio a descobrir-se, era devida ao facto do Air Force One ser demasiado limpo. Foi necessário acrescentar sujidade e óleo e outras imperfeições à sua representação digital para que o avião parecesse mais realista - afastando-o daquilo que realmente é no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails