terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fantasporto Obrigado ao Silêncio?


O Fantasporto 2013 aproxima-se, os bilhetes para as sessões já estão à venda, mas infelizmente no meio da ansiedade que precede a sua chegada fico pasmado com as coisas que a organização deste festival ainda tem que aturar.

Então não é que, mesmo no passado já terem sido tratados "abaixo de cão", com promessas que lhes foram feitas - com todo o auditório a servir de testemunha - e que depois não foram concretizadas (em cima do acontecimento), agora ainda há quem tenha o descaramento de lhes oferecer algumas migalhas de apoio... mas em troca do seu silêncio?

Como se pode admitir que num estado democrático qualquer organismo ou entidade possa fazer tal coisa: "toma lá 25 mil euros, mas em troca ficas caladinho!"

Ainda por cima, se se tratassem de críticas que fossem infundadas ou insultuosas... ainda se poderia perceber. Mas a verdade é que não o são. Não só estas críticas se limitam a por o dedo na "ferida", mas sem nunca atacar ninguém; como são - acima de tudo - plenamente justificadas.

Parece que há pessoas que não devem estar no Porto há tanto tempo como este Festival está. É que o Fantasporto não é um "festivaleco" montado para se ganhar umas coroas. O Fantas já por cá anda há mais de 30 anos; e nasceu da pura paixão de fazer uma "loucura" que era dar a conhecer filmes de todo o mundo que dificilmente chegariam ao nosso país pelas vias comerciais.

Ainda no outro dia o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos relembrou que a partilha de conhecimento e cultura é um direito do Homem... interrogo-me sobre o que diriam sobre este tipo de atitude que se passa em pleno século XXI num país dito civilizado inserido numa "união europeia" que supostamente também saberá valorizar a partilha dessa cultura.

5 comentários:

  1. OBRIGADO
    É EXATAMENTE ASSIM COMO NOS SENTIMOS.
    UM GRANDE ABRAÇO
    MÁRIO DORMINSKY
    BEATRIZ PACHECO PEREIRA

    ResponderEliminar
  2. ESQUECI-ME DE DIZER...EXCELENTE TEXTO
    MARIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Para a semana lá nos cruzaremos nos corredores do Fantasporto.

      Eliminar
  3. MAIS UM AGRADECIMENTO, E IMPORTANTE.
    OBRIGADO PELO SEU EXCELENTE TRABALHO, DE AUTÊNTICO SERVIÇO PÚBLICO E CULTURAL, PROPORCIONANDO A TODOS OS CINÉFILOS E AMIGOS DO FANTAS A PROGRAMAÇÃO DO FANTAS PARA INSERIR NO CALENDÁRIO DO GOOGLE
    ABR
    MÁRIO

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails