sábado, 12 de janeiro de 2013

The Dark Ages - An Age of Light


Já devem saber que eu sou fascinado pelos mais variados tipos de documentários... e nem de propósito, fui dar com um que aborda precisamente uma área sobre a qual eu tinha imensa curiosidade: a da idade média!

Muito sabemos nós sobre a época áurea do Império Romano, e depois parece muitas vezes saltar-se directamente para os tempos em que Portugal foi fundado, e começam os reinados... Mas afinal... o que se passou desde os primeiros séculos "D.C." até aos séculos XI, XII?

Em muitos dos casos pensar-se-á que andou tudo em tumultos e numa "escuridão" tremenda... e é precisamente por isso que este documentário da BBC The Dark Ages - An Age of Light nos mostra que... não poderíamos estar mais enganados.


Ao longo dos vários episódios vão-se abordando diversos temas, por uma perspectiva que poderá surpreender a maioria das pessoas (eu achei fascinante e curioso - mesmo se admitir que há quem possa optar por "não aceitar" o que é dito, como imagino que possa acontecer no caso de pessoas religiosas que não gostem da teoria de que a imagem agora popular de Jesus Cristo, tanto é versão "menino Jesus" como em "Cristo crucificado" terá sido copiada do imaginário visual dos romanos.

Seja como for, sempre será matéria que dará para alimentar umas tertúlias interessantes entre amigos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails