segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como Poupar Tempo a ver Séries e Filmes


Ser fã de filmes e séries de TV nem sempre é algo compatível com as 24h do dia. Entre o tempo obrigatoriamente dedicado ao trabalho/escola, tempo para estar com família e amigos, para mais alguns hobbys, e para dormir... por vezes é difícil arranjar tempo para se conseguir manter em dia todas as séries que queremos acompanhar.

E se é certo que hoje em dia temos a facilidade de gravar as séries e filmes que queremos, para as ver mais tarde, isso em nada ajuda quando se vão acumulando duas ou mais horas de conteúdos diários... para as quais temos apenas 1h para ver.

Alguns poderão sentir-se tentados a roubar algumas horas à cama para conseguirem ver mais um episódio extra; outros poderão reservar mais algumas horas no fim-de-semana para recuperar o tempo em atraso. Mas, o que seria mesmo desejável seria ter dias com mais 1 ou 2 horas!

Como tal é impossível, trago-vos uma sugestão que não quebra as leis da física, mas cujo efeito prático é o mesmo. Se não podemos esticar o tempo livre que dispomos... podemos fazer o oposto: encurtar o tempo de séries e filmes.


Como é que isso se faz? É simples... para todos os que vêm séries e filmes usando programas nos seus computadores/media centers, como o KMplayer ou VLC (ou outros), bastará usar as opções de acelerar o vídeo ligeiramente.

Não se preocupem que estes programas já são capazes de acelerar o áudio sem alterar a sua tonalidade (pelo que não terão que ouvir os vossos actores a falar com voz "à Disney").

Se acelerarem o vídeo em meros 10% (1.1x), tudo se mantém praticamente inalterado a nível visual (dificilmente conseguirão detectar a "aceleração"), mas se tiverem dois episódios de 40 minutos para ver, em vez de necessitarem de 1h20 precisarão apenas de 1h12.

Poderá não parecer muito... mas poderão poupar ainda mais se acelerarem ainda mais o vídeo. Uma aceleração de 1.2x tem resultados ainda dentro do aceitável (particularmente em séries de acção "lenta"), e permite poupar ainda mais tempo: cada espisódio de 40 minutos poderá ser visto em pouco mais de 33 minutos.

Ou seja, no tempo em que veriam 5 episódios em velocidade normal, poderão ver 6 nesta velocidade acelerada! E claro, se for um filme de 2h... então pouparão 20 minutos!


Confesso que a sugestão me pareceu um pouco "chocante" inicialmente... Estaremos numa sociedade de consumo tão desenfreado, onde o desejo por "consumir" todos estes filmes e séries já nos faz ver as coisas em formato acelerado para nossa satisfação pessoal? No entanto, antes de a descartar fui experimentá-la... e agora... acho que fiquei fã. Uma aceleração de 1.1x é praticamente imperceptível, e poderá ajudar a poupar alguns minutos preciosos. E uma aceleração de 1.2x será aconselhada para séries/filmes com pouca acção - ou caso o desejo de poupar tempo seja mesmo levado a sério.


Esta foi uma sugestão que surgiu na nossa mailing list do Aberto até de Madrugada, mas que na verdade não é assim tão nova quanto se possa pensar.

É que esta técnica é algo já bem conhecida dos projeccionistas dos cinemas (no tempo dos "cinemas" à moda antiga), e que nas últimas sessões, quando já estavam mortinhos por ir para casa, também eles aceleravam a velocidade do projector para estes 10 ou 20% a mais... e que assim lhes permitiam poupar igualmente valiosos minutos para sairem do trabalho.

(Agora já nos falta esperar que nos cinemas digitais não se lembrem de aplicar a mesma fórmula, para que em vez de 4 ou 5 sessões por dia consigam "espremer" 6 ou 7 na mesma sala! :)

1 comentário:

  1. Tenho hábito de fazer isso com a música no Windows Media Player.
    Experimentem ouvir o Meteora dos Linkin Park a 1.3 a ver se não fica melhor!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails