quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prometheus

Trinta e três anos depois de nos ter trazido Alien, Ridley Scott volta a sentar-se na cadeira de realizador e a reencontrar os nossos adorados aliens, em Prometheus.

Neste novo século, em vez de nomes Sigourney Weaver, Harry Dean Stanton, John Hurt e Ian Holm, temos agora outros mais "frescos": Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Guy Pearce, etc.

Desta vez assistimos aos eventos anteriores ao do primeiro filme, com uma diversificada equipa de exploração que parte rumo a um destino traçado com base em registos nas antigas civilizações desaparecidas e da pré-história.

Não se espere um filme ao estilo de qualquer um do anteriores - com tudo o de bom (e alguma coisa de má) que isso representa. Este é um filme que cria a sua própria identidade e ambiente. Para trás fica o terror claustrofóbico do Alien original; a acção alucinada de Aliens; a estranheza de Alien 3; e a biologia de Alien Ressurection. E no entanto... todos estes elementos continuam a estar presentes.

E... agora é tempo de pararem de ler e irem ver o filme, pois vamos entrar em modo SPOILERÍFICO!



Desenganem-se aqueles que esperavam um filme que encaixasse "direitinho" no primeiro Alien. Aqui, continuamos a ficar com mais perguntas que respostas... o que nem é mau, e já vai dando origem a 1001 teorias e interpretações possíveis. Neste filme os "space jockeys"/"engenheiros" passam a ter papel bem destacado; sendo revelado que partilham o seu ADN com o nosso: ou seja, serão possivelmente os nossos criadores. E é esse elemento da criação, e também do desejo da imortalidade, que serve como outro dos pontos centrais do filme. Um velho Peter Weyland, poderoso mas que pouco ou nada quer pode fazer para evitar a morte, e que faz esta última e derradeira viagem, em busca dos nossos criadores - e, espera ele, da vida eterna.


Chegados ao destino, a equipa descobre uma base com naves debaixo do solo, de uma raça que terá viajado por toda a galáxia (e chegado ao nosso planeta), e onde aparentemente terá acontecido algum desastre, com as tripulações a serem massacradas (supostamente pela sua própria arma biológica, que terá ficado fora de controlo e dado origem aos alien?) e onde resta um sobrevivente em estado de animação suspensa.

Enquanto isso, a entrada dos exploradores na nave faz com que a tal arma biológica comece a actuar sobre pequenas larvas, que vão dando origem a uma primeira geração de aliens; ao mesmo tempo que o nosso Android de serviço vai prosseguindo com os planos do seu criador, e infecta propositadamente um dos membros da tripulação, que engravida a sua companheira e que - mesmo sendo incapaz de ter filhos - vai ter direito a uma gravidez relâmpago de um alien nada simpático.

No final, a missão tem que tomar uma opção suicida para impedir que uma nave Alien parta do planeta em direcção à Terra, chocando contra ela com a sua própria nave, e deixando apenas uma única sobrevivente no planeta e que se pensaria destinada a uma morte certa... até que o nosso Android revela ser capaz de pilotar uma nave, e ambos partem rumo ao planeta de origem dos Engenheiros, em busca de respostas.

Tenho que confessar que inicialmente fiquei um pouco desapontado por o final não "bater certo" com o que bem conhecemos - pensava que no final do filme o "último engenheiro" iria acabar por ligar com o que vemos no filme original. Mas, isso depois torna-se irrelevante, pois afinal tratam-se de planetas/luas diferentes (LV-223 em Prometheus, LV-426 em Alien).



As questões que ficam são muitas: afinal... qual a relação entre a arma biológica e os aliens? Serão os aliens produto de uma mutação originada por esta arma; ou serão coisas não relacionadas?

No incício vemos um engenheiro num planeta a tomar o estranho composto biológico, que o mata e espalha o seu DNA dando origem a vida nesse planeta (Ridley Scott diz que poderá não ser a Terra; mas é irrelevante, uma vez que os engenheiros terão passado por centenas/milhares de planetas)... Qual o propósito disso? Seria um teste? Uma cobaia? Alguém "condenado" a ficar abandonado num planeta e que terá trazido consigo às escondidas aquele composto biológico?

... Talvez esta última hipótese ajudasse a explicar o facto de -depois de 2000 mil anos em hibernação- a primeira preocupação do "engenheiro" que acordou fosse regressar à Terra para exterminar a nossa raça, e não em tentar perceber o que se tinha passado ou contactar a sua própria raça.

Há também inúmeras considerações a tomar sobre se a "gravidez" humana poderá ter tido qualquer impacto significativo na evolução dos Alien... mas penso que não será o caso: já sabemos que os nossos adorados Alien se adaptam e transformam em função do organismo hospedeiro; e naquela lua vemos representações de uma "Alien Queen" - o que significará que os "engenheiros" já terão tido contacto com ela (a não ser que tenha sido outra espécie nativa do planeta...?)

... Seja como for, está bem conseguido o filme, que assim abre as portas para um Prometheus 2 em vez de encerrar o ciclo.

Pontos extra: muito bem apanhada a transformação dos Space Jockeys em espécie quase-humana (as suas formas estranhas sendo explicadas como sendo um "exoesqueleto"); também não passa despercebido o "piscar de olhos" ao fato espacial mais "blindado" que surge a certa altura - que até poderia dar a ideia de vir a homenagear o célebre combate com o "power loader" de Aliends - mas que não passou de um "hint" sem consequências. Menos explicável... porque motivo há sempre um "anormal" na tripulação com problemas de atitude com outros; e como pode uma missão daquelas ter um capitão da nave que melhor estaria aos comandos de uma navio pirata a enfrascar rum?

Seja como for, nada disso estraga este filme que, embora não tenha sido aquilo que estava à espera (do tal "encaixe" perfeito com o primeiro Alien), pode ser considerado um verdadeiro filme "Alien" que vai dar que falar. :)


10 comentários:

  1. Spoila lá mais um beca e diz-me quem é a nova astronauta Ripley. A Theron ou a Rapace ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rapace. Aparentemente ia ser a Charlize mas ela ia fazer outro filme (novo Mad Max), que depois foi adiado, e depois já só tinha lugar como comandante da missão.

      Acho que ficou melhor assim... a Charlize como "Ripley" distrairia muito. :)

      Eliminar
    2. Ok, já não quero saber mais nada até ver o filme ;)

      Eliminar
  2. Boas. Como fã da saga, acho que bebi tudo o que foi aqui escrito. Como fã de cinema acho que nunca aguardei tanto por um filme como por este... Bem haja

    ResponderEliminar
  3. Bem realmente o Scott descobriu uns belos paraísos terrestres para filmar às cenas iniciais...

    Das tuas coisas menos explicáveis eu trocava-as facilmente por a data destes acontecimentos se passar ainda este século!!! E o facto da operada não ter sei lá desmaiado com a barriga aberta!!! Já que ela corra é outra conversa... olha e ao menos corriam para o lado ao invês de correrem para a frente.. mas estou a entrar em pormenores ;)

    Excelente filme Scifi, como eu gosto. Sai de barriga cheia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não a viste a dar as injecções de anestesia local a ela própria (e a repetir a dose em várias alturas?)

      Já o da corrida para o lado, é sintoma recorrente em muitos filmes (como aquele pessoal que tenta fugir a correr e é perseguido por automóveis, e que em vez de seguir por qualquer outro lado, vai correndo sempre pela estrada :)

      Mas neste caso, há interpretações que vão um pouco mais além, de que quem foi capaz de "correr para o lado", safou-se, mas quem perseguia no mesmo rumo, não.

      Eliminar
    2. Mas aquilo é um corte do caraças para mim não havia anestesia que chegasse ;)

      Tou também aqui a pensar que a própria existência do Alien pode ter sido a salvação da vida no planeta terra! Já que podem ter sido os Aliens a impediram o "regresso" dos engenheiros há terra. Só teorias e possibilidades... tantas que podemos ter um Prometheus 2 sem vestígios de qualquer Alien como conhecemos antes ;)

      Eliminar
  4. Nuno, como já foi por aí discutido pela net... Pensa nos 2000 anos e qualquer coisa que se passaram sobre a morte dos engenheiros... e o que aconteceu na terra há 2000 e tal anos atrás, que os faria querer destruir os humanos! Dizem as teorias, e segundo algumas dicas do Ridley Scott, que os humanos começaram a virar-se demais para a violência, e que os engenheiros mandaram para a terra um "salvador" que os faria ver o bem e mudar de caminho... E bem sabemos o que aconteceu a esse engenheiro, filho de uma virgem! ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois, essa "teoria" é das que menos gosto. Prefiro acreditar que a morte dos engenheiros tenha sido provocada por outra coisa qualquer, acidente biológico existençia de Aliens.

    ResponderEliminar
  6. acho que uma coisa não invalida a outra. Até porque quando eles vinham para atacar, algo correu mal com a arma biológica... e foi isso que os matou... a matéria negra, o mal supremo... o qual aliado a minhocas dá origem a mutações tremendas e inesperadas... ainda não estão confirmados, mas mal posso esperar para ver o que ainda vão inventar nos próximos dois filmes ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails