quarta-feira, 20 de junho de 2012

Black Gold

Com uns cheirinho de Lawrence of Arabia (mas sem ter nada a ver - quase é sacrilégio meter ambos os títulos na mesma frase) este Black Gold traz-nos um filme que nos leva até ao início da "febre do petróleo" nas Arábias, na primeira metade do século XX, entre as duas grandes guerras, e quando os povos do deserto estavam longe das riquezas com que hoje são associados.

Realizado por Jean-Jacques Annaud e com nomes bem conhecidos (Mark Strong, Antonio Banderas, Freida Pinto) encontramos dois líderes com opiniões bem diferentes sobre o mundo e a sua terra, e que prometem deixar uma faixa de deserto intocada para evitar mais conflitos.

No entanto, quando prospectores americanos chegam, oferecendo fortunas em troca do "ouro negro" que se encontra nessa terra proibida, o confronto torna-se inevitável...

Pelo meio, a história de um filho que é criado pelo inimigo de seu pai (em jeito de "garantia" para que não se quebre o acordo que acabou com os conflitos), e que se apaixona pela filha do seu captor... e que, contra a sua vontade, se vê atirado para o lugar da frente de uma batalha que não deseja.

Um filme interessante, e que poderá ajudar a mostrar o quando o nosso mundo mudou em menos de um século... mas que poderá ficar aquém daquilo que se esperaria poder "espremer" deste tema.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails