segunda-feira, 9 de abril de 2012

In the Land of Blood and Honey

Filme que marca a estreia de Angelina Jolie na cadeira de realizadora (anteriormente tinha apenas realizado um documentário ), este In the Land of Blood and Honey é um filme que retrata algumas das atrocidades cometidas no conflito Sérvia-Bósnia.

Não será de estranhar que Angelina Jolie tenha optado por chamar a atenção para um conflito onde dezenas de milhares de mulheres foram violadas. Uma situação que pareceria inimaginável de se ter passado na nossa época... mas que não só foi real como ainda ainda por cima aconteceu aqui bem perto de nós, na nossa própria e dita "civilizada" Europa.

Enquanto alguns se perdem nas considerações sobre se os culpados terão sido os Sérvios, e que os Bósnios também serão responsáveis... penso que tudo isso se torna irrelavante e que o ponto central será o abuso indesculpável sobre as mulheres, e a aparente perda da humanidade de todos os envolvidos - e que nos remete até para os tempos do nazismo e da perseguição aos judeus.

Um filme que mais parece saido de um realizador Europeu do que de uma "estrela" de Hollywood, e que talvez por isso esteja a sofrer nas críticas que lhe têm sido feitas - e que também demonstram o quanto este conflito ainda está bem vivo... bastando  olhar para o trailer no YouTube, que conta com mais de uma dezena de milhar de "não gosto"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails