quinta-feira, 26 de abril de 2012

The Avengers

Demorou... e demorou... e demorou... mas finalmente temos The Avengers nas nossas salas de cinema. Um filme que finalmente poderá trazer Joss Whedon de regresso à linha da frente para mais projectos na cadeira do realizador e colocar um ponto final na sua "maldição" que parecia fazer com que todos os seus projectos mais recentes terminassem de forma inglória.

Depois de nos últimos anos termos passado por filmes "de apresentação" dos vários heróis, (Iron Man, Captain America, Thor, Hulk) eis que finalmente chega a altura de os juntar a todos. E que grande resultado é!

Tal como no filme nos é dito que esta equipa pretende ser mais que a mera combinação dos seus elementos, também este filme resulta de forma exemplar e superior ao que se poderia esperar de um "amontoado" de super-heróis. Este é verdadeiramente *o* filme de super-heróis que se esperaria ver saido dos comic books.

É inevitável que se crie um pouco de ansiedade na primeira metade do filme, enquanto a equipa vai sendo agrupada, e andam todos às "turras" uns com os outros... mas isso é algo que será feito de forma propositada, e que serve apenas de aperitivo ao que está para vir... uma grande apoteose que faz com que os espectadores se sintam pleanamente satisfeitos com o que acabaram de ver no ecrã.

Muito humor, muita acção... e uma história bem arrumada e que nos faz desejar qur sirva de exemplo para todos os filmes de super-heróis que surjam no futuro.

Tendo ido ver a versão em 3D (e não sendo eu um apreciador disto, como sabem) é um filme que, pelo menos faz a coisa bem feita. Temos algumas poucas cenas, de 3D "exagerado", para demonstrar que o 3D é "3D", mas durante a maior parte do filme o 3D é usado com muita mestria e moderação, sendo um bom exemplo do que se pode fazer. (Pena é que depois se tenha legendas que quando surgem, causavam reflexos na parte superior do ecrã... Espero que tenha sido "problema" apenas desta exibição, e que não seja problema recorrente em mais salas...)


P.S. Desta vez, durante os créditos, temos direito a mais uma curta cena que serve de introdução ao Thanos. Está o mote dado para o próximo filme?

13 comentários:

  1. Estrondoso!
    8,5/10!!!
    MUITO BOM!

    Todo o hype em torno do filme é totalmente merecido. É um verdadeiro blockbuster e um grandioso entretenimento de acção, onde impera a boa disposição (tem gags de grande humor).

    Não é só acção quanto parecia sugerirer, porque o argumento não é desmiolado e sabe (e bem) continuar a construir estas personagens, provocando em simultâneo uma recompensa em quem acompanhou os filmes anteriores (enaltece Iron Man 1 e 2, Thor e Capitão America), unificando muitos conceitos onde nada é ao acaso aqui. Fiquei satisfeito por algumas noções de passagens das BDs antigas desfilarem no filme.

    Recomendo a ficarem até ao fim... és um spoiler do caraças, pá! :-)
    Altamente recomendado!!!

    ResponderEliminar
  2. O filme é realmente espectacular. E nós tivemos o privilégio de vê-lo antes de quase todo mundo, pois o filme só hoje(26) ou amanhã(27) entrará em exibição na maioria dos países. Só um reparo, Carlos: na verdade na última cena aparece o Thanos. Os Skrulls não podem ser usados em qualquer filme da Marvel Studios, pois fazem parte do "pacote" de personagens licenciados a outros estúdios (nesse caso à Fox) pois considera-se que fazem parte do arco de histórias do Quarteto Fantástico. Inclusive o Kevin Feige, presidente da Marvel negou veementemente que os Skrulls (ou os Kree) fossem a raça alienígena de "Os Vingadores" dando essa razão. Como os Shitauri são uma criação mais recente da empresa e não existiam na altura dos acordos, puderam ser usados no filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Editado... Realmente faz mais sentido ser ele, mas para ser sincero já estava muiiiito escondido nos arquivos das minhas memórias. E mal vi o queixo, assumi logo que fosse um Skree... :)

      Eliminar
    2. :) É realmente são muito parecidos. Parabéns pela crítica.

      Eliminar
  3. @ Alessandro: tenho de concordar consigo pois apesar de também alinhar naquele momento pelos Skrulls, o visual do vilão lembrava-me muito o Darkseid (da DC Comics) e como tal há umas horas atrás desfolhei algumas aventuras dos Vingadores (BDs dos anos 80)e deparei-me com o Thanos e... fez-me mais sentido. Com a sua segunda vzo a dizer o mesmo, só pode ser mesmo o Thanos (até porque, se for como diz de os Skrulls não poderem ser utilizados pela Marvel Studios, então ficamos mais focados em que seja mesmo ele).

    ResponderEliminar
  4. @ArmPauloFer,
    E tem um detalhe interessante: o cetro que o Loki utiliza tem uma jóia no interior, jóia essa que pode ser uma das gemas do infinito, gemas que se espalharam pela galáxia, cada uma com sua função, e que reunidas em uma luva permitem ao ser que a utilize um poder descomunal. As tais gemas e a luva são o mote para uma das melhores histórias de Thanos x Os Vingadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não lembro disso, caramba. Mas adorei ver o Loki em full-costume, o que significa ter o seu ceptro.

      O Loki por mais que uma vez ameaçou os Vingadores e trazia sempre parceiros malévolos... recordo a mitica aventura Vingadores vs Defensores (tenho-a desde adolescente, anos 80 da vossa Editora Abril)

      http://armpauloferreira.blogspot.pt/2011/10/avengers-marvel-devido-ao-trailer-fui.html


      Diz lá, também se não alimenta a curiosidade: aquela tipa loira interessada em felicitar o Capitão América, não será já um cameo também, já em avanço para próximos filmes dele a solo na idade moderna? Eu até sorri...

      Eliminar
    2. @ArmPaulo

      Também me pareceu ter tido demasiado tempo de antena para ser apenas "por acaso"... também me parece que será para recuperar em futuros filmes...

      Eliminar
    3. @ArmPauloFer,
      A saga que falas é espectacular! Há duelos interessantíssimos, como o Gavião Arqueiro x Homem de Ferro, Surfista Prateado x Visão, Namor x Capitão América e, claro, Hulk x Thor. O vilão "chefe" do Loki nessa altura é o Dormammu, um inimigo clássico do Dr. Estranho.
      @Carlos Martins,
      Seria a loira Sharon Carter, uma das clássicas namoradas do Capitão/Steve Rogers?

      Eliminar
    4. Também pensei nisso, e foi logo das coisas que fui cuscar nos créditos, mas por enquanto a moça (Ashley Johnson) está lá apenas como "waitress".

      http://www.imdb.com/name/nm0424534/

      Eliminar
    5. Pois... por agora ela deve ser apenas uma empregada. Num futuro próximo acredito que vá ser promovida a "técnica de manutenção do Steve Rogers"... depende de como tudo isto evoluir.
      Eheheheh! Mas cheirou-me logo a "negócio" tantos segundos numa "nobody" para o Cap. (e caramba, que na timeline-Avengers'2012, o Steve Rogers esteve 70 anos congelado... ele tem de aquecer também!)

      Eliminar
  5. Não gostei nada outra vez do 3D, na minha sala além do incomodo que é ver às legendas a saltarem o filme tinha umas longas barras laterais e parecia que esta a 4/3... wtf!!

    E paguei 9€ e tal por um bilhete já que mais uma vez até me esqueci dos óculos ;(

    Temos que iniciar aqui na blogosfera um movimento anti-3D é urgentíssimo!

    Quanto ao filme em si gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, com 10€ vi o filme duas vezes... em 2D, claro!

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails