domingo, 25 de setembro de 2011

Cowboys and Aliens

Realizado por Jon Favreau e com o argumento a cargo de alguns dos nomes mais sonantes do momento na área (Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof), era impossível não se entrar na sala para ver Cowboys and Aliens com alguma - muita - expectativa.

Para além disso, os nomes sonantes por trás das câmaras eram igualmente equilibrados pelos nomes à sua frente: Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde; num filme onde se misturam géneros que se pensaria serem incompatíveis (a não ser que costumem ver o Ancient Aliens) o western e a ficção científica (algo já tentado em Wild Wild West), mas que aqui mete extra-terrestres ao barulho.

Um pistoleiro acorda no meio do deserto, sem se lembrar de quem é ou do que aconteceu, nem tão pouco o que é a estranha bracelete metálica que tem no seu pulso.

Em breve ficamos a saber que é uma arma extra-terrestre, e uma das poucas coisas capaz de combater os invasores que estão na terra a minar ouro.

A ideia está engraçada, e o filme bem executado... No entanto, mesmo tendo gostado do filme, fui por várias vezes atirado para a  "incredulidade"  do pseudo-realismo a que assistimos no ecrã.
É certo que é um filme de extra-terrestres, com ouro derretido a voar pelos ares, e como tal - tudo é "tanga", e é algo que se tem que admitir desde o início.

Mas... porque raio uma avançada raça extra-terrestre capaz de voar pelas galáxias acaba por ser tão estupidamente burra, mesmo assumindo que nos subestimavam largamente? Porque motivo têm armas que podem ser utilizadas pela raça com a qual combatiam/exterminavam? Pior ainda: porque motivo essa arma começa a apitar quando há "ETs" nas redondezas, mas na sua própria nave não conseguem sequer detectar a aproximação de uma cambada de cowboys e índios, ou tão pouco estar sujeitos a emboscadas?

Já não falo sequer da (falta de) lógica de aprisionar humanos capturados mesmo ao lado de uma saída por onde poderiam facilmente ou ser encontrados... Ou então de que um pistoleiro do velho oeste com uma arma controlada pelo pensamento que usava há um par de dias tenha conseguido matar mais de uma dezena de extra-terrestres que teriam treino e experiência de uso dessa mesma arma....

Mas pronto, se ignorarmos esses "detalhes"... até se acaba por se tornar num bom filme pipoqueiro. ;P

2 comentários:

  1. Ainda n vi e até tenho medo de o ver... exactamente por causa de todas essas incredibilidades que falas!

    ResponderEliminar
  2. @Nuno

    Naaa... podes ver à vontade, o filme está "bem feito". Isto são apenas daqueles "pormenores" que já mereciam ser melhor tratados pelos argumentistas...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails