sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cinema de A a Z: C

Dando continuação à nossa rubrica de Cinema de A a Z, hoje vamos ver que surpresa nos reserva a letra C.

Citizen Kane, Casablanca, Cidade de Deus... tantos filmes que poderiam figurar aqui. E actores então... ui.

Mas, tenho que relembrar um certo senhor que fez rir (e muito mais) incontáveis gerações de pessoas.


Escritor, realizador e actor, Charlie Chaplin tornou-se numa lenda viva da história do cinema, cuja controvérsia se fez notar dentro e fora da salas.

Por exemplo, sabiam que ele foi um dos fundadores da United Artists, como forma de manter algum poder na mãos dos criadores face ao sistema de estúdios onde os grandes interesses financeiros dominavam todo o processo?

Para além de ter enfrentado a revolução cinematográfica com a passagem dos filmes mudos para os filmes sonoros, Charlie Chaplin esteve sempre no centro das atenções - nem sempre por bons motivos. Praticamente toda a sua vida estava rodeada de polémicas, desde as suas origens, o porquê de não ter lutado na Guerra (quando na realidade ele se apresentou ao serviço mas foi recusado por ser demasiado baixo e franzino), e até as suas relações amorosas, devido à sua atracção por jovens raparigas.

Seja como for, e como ninguém é perfeito, Charlie Chaplin o homem não estaria isento de falhas: mas dentro da sala de cinema, praticamente todos os seus filmes são o exemplo perfeito do que a 7ª arte permite criar: fazendo os espectadores rir, chorar... e sonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails