quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ironclad

Não esperava grande coisa deste filme... e será talvez esse um dos motivos pelos quais fiquei agradavelmente surpreendido com este Ironclad de Jonathan English, e que conta com um elenco recheado de caras bem conhecidas: Paul Giamatti, James Purefoy, Brian Cox, entre muitos outros, e com a "cara bonita" a ficar (muito bem) representada por Kate Mara.

Trata-se de um filme medieval que se assenta em acontecimentos verídicos, aquando da assinatura da Magna Carta pelo rei João de Inglaterra, e que limitava os poderes do Rei; e a consequente perseguição que ele encetou a todos os que o obrigaram a assinar a carta.

Enquanto filme, estamos perante uma fórmula básica: onde um pequeno grupo de homens tem que defender um castelo contra as forças invasoras do rei em número astronomicamente superior. E é precisamente essa fórmula que resulta na perfeição: mesmo se, no processo, muitos detalhes acabam por falhar.

Por exemplo, fica de fora praticamente toda a tentativa de dar alguma profundidade ao nosso grupo de heróis; e mesmo a suposta tensão sexual entre o nosso cavaleiro templário e a dama do castelo é feita de forma muito "atabalhoada"...

Mas, enquanto filme "puro e duro" - que não tem sequer receio de inserir alguns frames bastante gráficos de braços, pernas, cabeças, cortadas e dilaceradas - o filme satisfez bastante: e ainda por cima, serve sempre para nos dar uma perspectiva da evolução da humanidade, e da sociedade, desde estes tempos em que um Rei pensava poder fazer aquilo que muito bem entendia...

Um bom filme que imediatamente me fez relembrar o velho clássico Flesh+Blood.

1 comentário:

  1. Violento e também com a época muito bem retratada. Pensava que ia ver algo tipo telefilme, e acabei agradavelmente surpreendido! Muito bons valores de produção também.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails