quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sanctum

Há muito tempo que tinha curiosidade em ver este Sanctum - ou não fosse ele produzido por um dos cineastas mais "aquáticos" de sempre: James Cameron.

Realizado por Alister Grierson e com Richard Roxburgh, Ioan Gruffudd, e Rhys Wakefield nos principais papeis, este filme conta-nos a aventura de uma equipa de mergulhadores que explora um sistema de cavernas num local remoto.

Como seria de esperar, as coisas correm mal quando uma tempestade começa a inundar as cavernas e os isola do resto do mundo - sendo a única opção tentar procurar outra saída.

Para quem gosta de filmes "claustrofóbicos" como eu, não há melhor combinação do que ter um filme subaquático passado em cavernas! E nesse aspecto, o filme consegue transmitir essa sensação - assim como a de se estar num ambiente onde um qualquer pequeno erro é tudo o que separa a "vida" da "morte".

Gostei bastante do filme - mas em certas alturas tive que fazer um esforço bastante grande para os perdoar. É um bocado inconcebível que, para um grupo de mergulhadores tão experientes, se cometessem alguns erros tão crassos como: mergulhar sem sistema de "backup" (isto quando nem sequer estavam em "modo de emergência") - tal como entrar em pânico ao mínimo problema... Não digo que não seja possível, mas... custou-me a acreditar.

Inicialmente estranha-se também que as escuras cavernas estejam quase sempre bem iluminadas - mas afinal faz parte da escolha artística... já que as mesmas se vão tornando cada vez mais escuras e opressivas no decorrer da história - o que ajuda ao clima.

E destaque ainda especial para a "pequenez" da dimensão humana face à Natureza, quando nos mostra uma saída mesmo "ali tão perto"... mas que não podemos alcançar.

Muitas mais leituras podem ser feitas, como rito de passagem de um filho que censura as atitudes do seu pai, e que afinal vai dar consigo a ter que tomar esse mesmo lugar, etc. etc.

Água, cavernas... de que estão à espera!?! :)




Na Amazon UK:

2 comentários:

  1. Até que não é mau o filme... interessante o teu ponto de vista em relação a luminosidade do filme.

    Gostei foi da relação entre o pai e o filho que acabaram por se conhecer melhor num curto e trágico período das suas vidas.

    ResponderEliminar
  2. só se safou mesmo o cenário inicial... à superfície.

    http://axasteoque.blogspot.com/search?q=sanctum

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails