sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Industrial Light & Magic: Creating the Impossible

Tive a sorte de conseguir ver este Industrial Light & Magic: Creating the Impossible, um documentário sobre a génese e o crescimento da ILM, cuja mestria nos efeitos especiais tem permitido tornar o sonho realidade nos ecrãs de cinema há várias décadas.

Este documentário, realizado por Leslie Iwerks e narrado por Tom Cruise, leva-nos de volta aos tempos em que os efeitos especiais eram feitos na "película", acompanhando a sua evolução para os efeitos digitais - com todas as implicações que isso trouxe para a indústria e os técnicos de efeitos especiais - e avança até aos dias de hoje, onde o digital e o real já se tornam indistinguíveis.

Recordo-me de um momento interessante, quando Jon Favreau em Iron Man 2 "reclamava" por uma parte da armadura não ter os reflexos realistas, e o técnico lhe dizer: "... mas... essa é das parte que é mesmo armadura real" (sendo que as partes digitais estavam "bem".)

Um bom revisitar desta parte integrante dos universos Star Wars de George Lucas, e que rapidamente se tornou muito mais que isso (incluindo também a génese da Pixar.)

Recomendado a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails