quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Meu Primeiro Filme - Ana Alexandre

Inspirado pela nostalgia com que relembrei algumas das memórias mais marcantes que tenho das primeiras idas ao cinema (como contei aqui,) achei que seria interessante desafiar algumas pessoas a que fizessem o mesmo e recordassem o início da sua paixão pelo cinema nesta rubrica O Meu Primeiro Filme.


Pelo que... preparem-se para conhecer um pouco das origens das paixões cinematográficas de vários elementos que mantêm blogs sobre cinema ou que de qualquer outra forma nutrem um especial carinho por esta arte.

Hoje, vamos ficar a conhecer "O Meu Primeiro Filme" da Ana Alexandre do blog SplitScreen.




Considerando o hábito dos meus pais de levar sempre os filhos ao cinema, provavelmente o meu primeiro filme terá sido lá pelos meus 2 anos, por isso não me lembro exactamente de qual terá sido. Quando me perguntam qual o primeiro filme que vi no cinema tenho por hábito responder o Toy Story, pois foi a primeira vez que os meus pais me deixaram ir ao cinema só com o meu irmão (uns anos mais velho que eu).


Lembro-me que os meus pais nos deixaram à porta do Teatro Rosa Damasceno, o único local na altura em que se podia ver cinema em Santarém (até mais tarde usarem os auditórios do CNEMA e finalmente, uns anos mais tarde, abrirem as primeiras salas de cinema num supermercado), lembro-me de olhar para o poster e perceber que aqueles desenhos animados eram diferentes dos do costume (tinha começado a era 3D) e de comprar o bilhete. Foi também a primeira vez que não precisei de um daqueles caixotes que punham nos bancos para as crianças mais pequenas conseguirem ver o filme, mais uma prova em como do alto dos meus oito anos eu já era realmente muito crescida a ponto de não precisar de pais nem de caixotes para ver um filme. Lembro-me que saí de lá maravilhada e que pedi a cassete aos meus pais pelo Natal. Revi-a tantas vezes, enquanto o meu leitor de cassetes durou, que ainda hoje sei os diálogos de cor.

Continuei sempre a ir muito ao cinema, umas vezes com os pais, outras só com o meu irmão e mais tarde com amigos (e que era preciso apanhar um autocarro e fazer uma viagem de meia hora até Santarém, onde existiam as salas de cinema mais próximas da cidade onde vivia) e quando o meu irmão entrou para a faculdade tornou-se ritual ir todos os sábados ver um filme e família. Por isso posso dizer que a minha família sempre foi quem promoveu o meu gosto por cinema, fosse pelas idas ao cinema, o aluguer de cassetes no videoclube mais próximo ou pela oferta de inúmeras cassetes que ainda guardo, algumas já estragadas de tantas vezes que foram passadas. E são eles os culpados de não me lembrar de qual foi, de facto, o meu primeiro filme.


(Ed. O meu muito obrigado à Ana, por ter acedido participar nesta rubrica "O Meu Primeiro Filme" e partilhar connosco as suas memórias.)

2 comentários:

  1. Desculpa ter demorado tanto tempo, ando cheia de trabalho :/

    Muito obrigada por te teres lembrado de mim para esta rubrica, gostei mesmo de escrever isto!

    ResponderEliminar
  2. Ora essa, eu é que agradeço partilhares connosco estas memórias. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails