quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Melhores Filmes de 1989

No seguimento da nossa rubrica especial de Férias 2010 dedicada aos Melhores Filmes dos últimos 30 anos chegamos hoje ao ano de 1989, que nos trouxe filmes inesquecíveis como:

Dead Poets Society ,Indiana Jones and the Last Crusade, The Abyss, Back to the Future II, Ghostbusters II, The Little Mermaid, Bill & Ted's Excellent Adventure, Road House, When Harry Met Sally, Driving Miss Daisy, Born on the Fourth of July... e muitos outros.


Mas o grande destaque deste ano, após batalha renhida com um dos meus "all-time-favorites" The Abyss vai para mais um filme que ainda hoje continua em grande, e que deu origem a excelentes "reboots"...

Batman



Este clássico de Tim Burton com Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger apresentou-nos um filme de super-heróis como nunca antes tinhamos visto




Óscares

Em 1989, o filme vencedor do óscar foi Driving Miss Daisy, o de melhor realizador para Oliver Stone (Born on the Fourth of July), o de melhor actor foi para Daniel Day-Lewis (My Left Foot), o de melhor actriz foi para Jessica Tandy, (Driving Miss Daisy).

8 comentários:

  1. Acho este Batman perfeitamente banal, quando comparado com O Cavaleiro das Trevas.

    Dos que referes, acho que escolhia o When Harry Met Sally ;)

    ResponderEliminar
  2. @Jackie Brown
    A questão não é compará-lo com um filme "actual", mas sim na época em que estreou.
    Para além do mais, interrogo-me se o Dark Knight seria o que seria se Tim Burton não tivesse criado este primeiro Batman - que serviu para inspirar muitos outros filmes (da própria saga Batman mas não só) desde então.

    Por isso mesmo é que o destaquei. :)

    ResponderEliminar
  3. Comparei-os pela sua semelhança, é inevitável a comparação.

    Mas sinceramente, não concordo com o que dizes.
    A abordagem de Nolan é practicamente a oposta da de Burton, e vai muito mais de encontro ao meu gosto.

    Ainda assim, considero Batman banal mesmo em comparação com outros filmes do mesmo ano.

    Mas talvez seja também pelo facto de eu ser de outro tempo ;)

    Mas de qualquer forma, parabéns por esta iniciativa tão interessante;)

    Estou curioso para as escolhas de 93 e 94

    ResponderEliminar
  4. Epá... não imaginava que este "Batman" vence-se a sério o "troféu", ainda para mais num ano com boas propostas.

    Na altura foi um filme único e distinto de tudo o que se conhecia deste género. Não só revitalizou o interesse no género, dando-lhe credibilidade (que os filmes da BD não tinham) como mostrou que poderiam ser abordados de maneiras diferentes que as ideias cómicas e exageradamente heroicas que existiam até então.

    Tim Burton, com o seu espirito fervilhante e criativo, realizador de estilo e visão únicas, ergueu um ambiente gótico, soturno e cláustrofóbico, aliado a um novo estilo de "vestir", em que a "pele" ou "cabedal" é o material escolhido (mas não obvio até este filme) para este tipo de personagens (é mais resistente que os colants mas na prática limitaria os movimentos) mas que cinematográficamente ficou como "o standard".

    Mas não foi só a nível visual que marcou, foi também a nível de premissas no próprio género. Um filme de super-heróis com uma abordagem negra, menos "campy" do que era habitual -notou-se bem na abordagem cómica de Prince -mas ao ter o Joker teria de ter um funny side- e com um elenco onde (e nunca se viu nestas proporções) o vilão era a maior estrela?
    Depois temos um super-herói atormentado, com vislumbres de algumas nuances no seu caracter e em luta interna? A própria história faz alusões dúbias sobre a morte dos Wayne. Até o lado high-tech dos gadgets e o Batmóvel que impressionou pela imponência.

    Fazendo uma analogia familiar, "Superman The movie" (e a sua sequela) vejo-o como o avô do cinema de super-heróis.
    Este "Batman" considero-o já como o "pai" dos filmes com super-heróis. Nada mais foi o mesmo depois dele...

    Basta ver tudo o que saiu depois de 1989 (ainda assim vários anos depois): Blade, Spawn, X-Men, Demolidor, Matrix, Batmans (de Chris Nolasn), etc...

    ResponderEliminar
  5. @ JB - Comparar os dois filmes de Batman vs Joker ?
    É injusto fazê-lo porque estão separados por quase 20 anos de diferença. Entre ambos existem passados diferentes de influências que os moldam. Enquanto que tanto Burton como Nolan, inovaram com a personagem, nos campos da psique e as razões de ser o que é, os niveis de hiper-realidade que ambos apresentam, a verdade é que aquele que menos base de influências tinha foi o Burton. Foi Burton quem provocou a radicalidade da abordagem. Mesmo que o resultado não seja, hoje em dia, tão espantoso como foi na altura (vi-o no 1º Domingo de estreia e fiquei louco com o resultado), a verdade é que ele teve sempre muito sumo para dar. E isso viu-se... reparemos que Burton, só não o fez mais negro porque não lhe deixaram. Na sequela, os estúdios estavm preocupadissimos por mesmo assim ele ter feito o "Batman Returns" ainda mais negro que o 1º. No fundo, o que Burton nos deu (principalmente na sequela) foi uma nova dualidade, de que todos nós poderemos ter facilmente um lado negro, sendo que o importante é a resposta a dar perante as adversidades que a vida conduz cada um. Nos dois Batman de Tim Burton, todos foram injustiçados e deu o primeiro vislumbre de que o heroi e o vilão podem até ser parecidos, terem razões semelhantes, que há sempre esperança dentro de cada um, apesar de todos perseguirem algum objectivo intimo e pessoal.

    O Chris Nolan, viu tudo isso e serviu-se desses conceitos também, mas aplicou-os num contexto ainda mais realistico e mundano. Nolan fez descer os heróis (e vilões) ao solo, retirando-os da ideia de pessoas mais-que-tudo, mas com motivações que os eventos da vida lhes desviram de vidas normais.
    O The Dark Knight, nunca teria existido se não se tivesse aberto o caminho das abordagens á BD em tom negro e sério.
    Nos últimos anos tenho assistido á desconstrução do super-herói, como se fosse finalmente provar que até os super-heróis têm problemas e desordens de personalidade. Vai ser por aí que durante esta década assistiremos a mais abordagens a romper os estatutos. Não me admiraria se um dia surgisse, daqui a alguns bons anos, um outro tipo de Batman, inseguro, pouco heróico e totalmente brutal (quase vilão) como se percebe que as BDs vão desfilando. Nesse tempo os mais novos farão a mesma observação: o The Dark Knight passará a parecer já banal também.

    ResponderEliminar
  6. O ArmPaulo é um "técnico" da BD.

    Eu percebo bem às influências que os Batman de Tim Burton podem ter dado aos futuros filmes de BD... mas eu não acho que sejam filmes bons, até longe disso já que sofrem do cinema "Burtonesco".

    Os filmes têm sempre o mesmo ritmo, seja na sequência inicial ou na final e são muito aborrecidos de ver.


    Mas percebo a escolha por ser um filme importante de 1989 e que como tal eu mais uma vez tive oportunidade de ver na altura numa sessão de sábado à noite.

    ResponderEliminar
  7. @ Nasp: Nem por isso... conheço bem a época de ouro mas a actual estou muito aquém.
    Mas referiste a BD e recordaste-me que um grande detalhe não ficou abordado e que o Burton tinha conseguido colocar em práctica neste filme: o visual icónico que o Batman tinha nas melhores BDs. A capa aberta, o facto de por vezes só se notar a sua silhueta, os efeitos nocturnos, as poses de Batman e muito mais foi, na minha maneira de ver, a primeira aproximação em filme de pura influência dos desenhos. Nolan, também não descartou esta componente, e usou-a, principalmente no batman Begins com mestria (por exemplo: a cena como gárgula vigilante sobre uma estátua num topo de edificio - que no filme Begins dá durante uns preciosos segundos sem ele se mexer).
    Tim Burton a nivel de visual, também acabou assim a prestar homenagem a muitas BDs (tal como Nolan fez também). E nem fazem ideia das muitas facetas e variantes existem na BD sobre esta personagem inesgotável que é o Batman. Fazê-lo hoje, com tanta capacidade de produzir visual é digno de registo. Fazê-lo nos berrantes anos 80... foi obra de gigante. Burton foi e sem dúvida alguma.

    Não sou um "técnico da BD" mas fascina-me a passagem da Bd a cinema.

    ResponderEliminar
  8. Não digo que o filme não tenha o seu valor, e não tenha sido revolucionário em muitos aspectos.

    No entanto, e para mim que não o vivi, hoje em dia (ou quando o vi) não lhe consegui reconhecer muita qualidade.

    Parece-me um filme perfeitamente banal, e aqui nem falo de efeitos especiais ou algo do género, é sim na abordagem comico/gótica, típica de Tim Burton que me desagrada totalmente.
    Mas podia continuar, o elenco, por exemplo (excepção a Nicholson), etc.

    Não sou do tempo de Batman, nem tão pouco fã da personagem enquanto BD.

    Cabe-me apenas analisar os dois filmes pelo aquilo que são e, desse aspecto, não tenho quaisquer dúvidas ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails