sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Noites Fantasporto - Seven

Estávamos no ano de 1996, altura em que o Fantasporto ainda decorria no Teatro Carlos Alberto, onde assistíamos aos filmes naquelas cadeiras de madeira velhinhas que rangiam por todos os lados, sítio que garantiu muita mas muita borga a toda a gente que já passou por este grande festival.

Foi aqui que assisti pela primeira vez a uma estreia do caraças, ao grande filme de David Fincher, Seven, com Brad Pitt, Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow.

Lembro-me que lá em cima no balcão central da sala estava Jorge Sampaio, a poucos dias de tomar posse como Presidente, um fã do Fantas e do cinema fantástico em geral, comentara ele na altura.

Confesso que na altura ainda não consultava imdbs e das poucas revistas de cinema que me passavam pelas mãos ainda não tinha lido nada sobre este filme. Foi portanto uma total surpresa para mim o desenrolar da história desta película, e que grande surpresa que foi, saí do Carlos Alberto de barriga cheia, um filme que me encheu as medidas por completo.

A meio do filme descobri quem era o personagem principal deste Thriller, apenas por ouvir a sua voz. Ainda não era um actor muito famoso na altura (para mim), mas como tinha visto recentemente um outro grande clássico do cinema chamado The Usual Suspects, foi tiro e queda aquela vozinha que se ouvia ao telefone.

São 7 os pecados mortais, e nesta história há um serial killer que está disposto a fazer com que as pessoas paguem pela sua ignorância e desrespeito a estes pecados. Morgan Freeman é um polícia à beira da reforma quando lhe aparece este caso no colo, e mesmo tendo a opção de o deixar nas mãos de outros colegas, decide ficar com o caso, onde contará com a assistência de um jovem polícia acabado de chegar à força, interpretado por Brad Pitt.

Os crimes, relacionados directamente com cada um dos pecados mortais, são do mais macabro que já se viu no mundo do cinema (acho que foi aqui que o Saw veio tirar a sua inspiração), e foi com muito gosto que vi grande parte do público arrepiado com as cenas. Lá para o meio do filme começa-se a perceber que os próprios polícias estão demasiado perto do serial killer, e que começam a fazer parte dos seus planos diabólicos, acabando por dar ao filme um grande final.

Eu penso que toda a gente viu este filme, ou pelo menos gosto de acreditar que sim ;) Lembro-me dos tempos em que trabalhei na Blockbuster, e que de vez em quando lá vinham pessoas que me diziam que não conheciam este filme com o Brad Pitt, e eu obrigava-os a levarem o dito cujo, como se a vida deles dependesse disso.

Por isso, se ainda não viram este filme, não sei o que ainda estão aqui a fazer, é correr para um vídeo clube, ou uma loja qualquer e agarrar nesta grande obra cinematográfica, que até deve estar bem baratinha em dvd. Se o puderem ver em Blu Ray, então ainda melhor! :D

O realizador, David Fincher, que tinha essencialmente no seu currículo uma série de vídeos musicais, tinha apenas um filme de 1992 para mostrar antes deste, o Aliens 3, que não teve o mesmo sucesso que o primeiro e segundo Alien, mas que mesmo assim eu gostei imenso de todo o ambiente criado.

Seja pela primeira vez ou para relembrar, deixo-vos o trailer do Se7en que é uma delícia:






O Seven foi vencedor do Fantasporto no ano de 1996.

3 comentários:

  1. Decerto que há imensa gente que ainda n vi este filme e que já sabe a historia e o final...

    Há filmes que funcionam bem na altura em que estreiam....

    Mas claro que o Seven é um filmaço, um dos melhores vencedores de sempre do Fantas :)

    O Fincher como disseste e bem, vinha do Alien 3 muito criticado, mas sabe construir uma carreira de sucesso como realizador exactamente apartir deste filme.

    ResponderEliminar
  2. Este filme foi tão bom na altura que até criou uma súbita moda de filmes parecidos, com as conotações religiosas em ambiente serial killer. Vi-o no cinema do na altura recentemente aberto Gaiashppping, salvo erro num dos fins de semana livres da tropa.
    Este posso desde já dizer, que é um dos do meu top de sempre, juntamente com o Silence of the Lambs...
    Em termos de Fantasporto, o primeiro que vi, foi o The Wall - movie dos Pink Floyd, no auditório Carlos Alberto.

    ResponderEliminar
  3. Nasp, tens de tirar umas férias e vir ao Fantas pá! ;)

    ArmPauloFerreira, o The Wall no Carlos Alberto deve ter sido do caraças... um que me ficou assim bem marcadinho na memória foi Monty Python lá no Auditório, que grande moca e que grande ambiente! :D

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails