sexta-feira, 29 de maio de 2009

Entrevista ao Criador da TAKE - Jose Soares

Já todos vós conhecerão a fabulosa revista digital sobre cinema: TAKE.
No entanto, o mesmo não sucederá quanto ao seu criador José Soares... e por isso mesmo, lembrei-me de fazer uma curta "entrevista" via email, para que todos vocês ficassem a conhecer um bocadinho mais sobre os bastidores desta excelente iniciativa que já dispensa provas das suas qualidades.

1DFC = Um Dia Fui ao Cinema
JS = José Soares, criador da Take


1DFC: Em primeiro lugar, diz-nos algo sobre ti: quem és, o que fazes?
JS - Sou designer de comunicação, freelancer. Sou apaixonado pela imagem e é isso que me faz viver. A fotografia sempre foi um dos meu hobbies de eleição, passo a vida a observar e enquadrar. O cinema dá-me a oportunidade de olhar pelo olhos de outra pessoa e com isso aprender e sentir coisas diferentes e interessantes.


1DFC: Como surgiu a ideia de criar a TAKE, e quais os seus objectivos?
JS - A ideia que se tornou a Take surgiu em Setembro de 2007, aquando da notícia do fim da Premiere. Após essa notícia e observando o vazio e a desolação da comunidade cinéfila portuguesa na net, depressa senti o impulso de contribuir para preencher essa necessidade, decidi juntar uma equipa que tivesse esta mesma motivação e lutar em conjunto para "dar cinema", este sim o objectivo principal da Take.
Outro dos objectivos principais é apoiar e divulgar festivais e outros eventos nacionais relacionados com cinema, sejam estes grandes festivais internacionais ou a 1ª edição de um qualquer projecto que nos seja apresentado. Como temos feito até aqui, dentro das nossas capacidades, faremos o melhor para dar a conhecer o que se passa e o que se faz.
Existem ainda outros objectivos que surgiram logo à "nascença" da Take, mas ainda é cedo para revelar...


1DFC: Após 16 edições, achas que esses objectivos foram atingidos?
JS - Sim, conseguimos chegar ao público cinéfilo e marcar a nossa presença em vários festivais como parceiros media.
O objectivo "dar cinema" foi também largamente atingido, para além dos artigos da revista, e através das parcerias com praticamente todas as distribuidoras nacionais, levámos mais de 2300 pessoas a antestreias, o que, para nós, é um enorme orgulho.
Falta-nos ainda chegarmos a mais pessoas para podermos aumentar esta capacidade de dar cinema.


1DFC: Qual tem sido a reacção dos leitores da TAKE, enviam-te feedback, emails?
JS - Desde o início que sentimos o feedback dos nossos leitores. Recebemos vários emails saudando o nosso trabalho, o que muito nos alegra e alimenta. É também curioso o número de emails que nos surgem a perguntar "onde se vende?" e "como posso fazer uma assinatura?". Isto revela a vontade que muitos leitores têm em ver a Take nas bancas, umas vezes por desejar uma edição impressa e outras por acharem que a revista existe mesmo em papel, mas que só encontram o site.
Outra manifestação interessante é a encontrada nos mais variados blogs que nos referenciam e comentam a cada nova edição.
Um bem haja a todos os que nos têm apoiado.


1DFC: Quais são os pontos que achas que podem/devem ser melhorados?
JS - A meu ver, a leitura da revista directamente no site é algo a melhorar. Isto prende-se também com o facto de ser um sistema não habitual onde é necessária uma certa "ginástica" até o utilizador se familiarizar com o modo de funcionamento. Contudo, aconselho os nossos leitores a fazerem o download do pdf para tirarem o melhor partido da Take.


1DFC: Fazer uma revista desta dimensão com a qualidade que temos visto, não é fácil. Como consegues fazê-lo - ainda por cima sem qualquer tipo de apoios?
JS - A concepção da Take requer uma enorme entrega da minha parte e da parte de todos os colaboradores. São necessárias muitas horas, é um trabalho contínuo, muitas vezes esgotante. Mas é um compromisso que criei, acatei e que pretendo manter. Sacrifico a minha vida pessoal para levar este projecto para a frente, o que, podem calcular, trás algumas repercursões menos saudáveis, mas penso que serão recompensadas com a continuidade e estabilidade da revista.
As opiniões, as visitas, as participações nos passatempos e o reconhecimento dado ao trabalho que é desenvolvido na Take, são os ingredientes que nos ajudam a querer dar cada vez mais e melhor por este projecto. No fundo, é um enorme prazer poder dar cinema.


1DFC: Planos para o Futuro?
JS - Continuar a dar cinema é o principal objectivo. Para isso pretendemos apostar algo mais na divulgação de modo a chegar a mais e mais pessoas. Contamos também com a ajuda dos nossos leitores nesse sentido.
Como disse no início, tenho alguns planos a médio prazo que serão revelados quando devidamente amadurecidos e avaliados, mas podem continuar a contar com a nossa paixão pelo cinema.


E é tudo. Resta-me agradecer profundamente ao José Soares por ter gentilmente acedido a responder às minhas perguntas, e já sabem: TAKE a revista que dá cinema, está apenas a um clique de distância.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails