domingo, 17 de maio de 2009

Cinema 3D e os Óculos

O cinema 3D está cada vez mais na moda, e a própria indústria cinematográfica tem-no impulsionado como forma de diferenciação face aos televisores de grandes dimensões e à alta-definição, que aos poucos vão levando a experiência "cinematográfica" para dentro de casa dos espectadores.

No entanto, nem tudo são rosas. A tecnologia 3D actual obriga a que sejam utilizados os bem conhecidos "óculos 3D." Óculos esses, que embora tenham evoluído das antiquadas armações de cartão com uma lente vermelha e azul, para óculos com lentes polarizadas que permitem um efeito 3D mais satisfatório sem deturpar a cor da imagem; continuam a ter um custo associado. Custo esse que se torna crítico para uma audiência que acha que os bilhetes para os filmes são já demasiado caros.

Por isso mesmo, o problema será conseguir criar óculos 3D de baixo custo, que possam ser deitados "fora" depois de serem utilizados - já que os óculos reutilizáveis (mais caros) obrigam a que esse custo seja suportado pelo espectador.

Outra alternativa será fazer como tem acontecido cá em Portugal, onde a pessoa paga pelos óculos, mas fica com eles. Se for ver outro filme 3D, não preciso pagar mais nenhuma taxa para utilizar outros óculos.
Quando muito, poderiam colocar a opção de, quem não quisesse ficar com eles, os devolvesse no final da sessão, sendo reembolsado do seu valor (ou parte dele.)

20 comentários:

  1. Hum, já tentei ir ver um filme 3d com os mesmos óculos, e disseram-me que tinha que pagar a mesma quantia, pois o custo extra estava associado ao equipamento de projecção, e não aos óculos... Tu já conseguiste ter o preço de um bilhete normal apresentando uns óculos 3d usados?

    ResponderEliminar
  2. No Norteshopping foi isso que me informaram.
    Mas desde o Beowulf que não fui ver mais nada em 3D.

    Aliás, o preço do bilhete era mesmo:
    Preço do bilhete + Preço dos óculos

    E eles perguntavam às pessoas se queriam os óculos ou não.

    ResponderEliminar
  3. Pensava (pretty sure) que os filmes 3D eram mesmo mais caros, por isso mesmo por serem 3D, por serem outra tecnologia e que não era por causa dos óculos. Are you sure about this post?

    ResponderEliminar
  4. @Sync

    Está ali a "fonte" da notícia, e pareceu-me lógico.
    Se fosse pelo custo do equipamento, então também teriamos tido aumentos do preço quando se passaram dos projectores de película para os projectores digitais. No cinema 3D, em vez de um projector por sala, têm dois... e pouco mais.
    (Embora, seja preciso não esquecer a enorme redução de custos que o cinema digital oferece face às películas tradicionais.)

    ResponderEliminar
  5. Bom, eu fui-me informar e de facto nos cinemas Lusomundo paga-se sempre o mesmo preço, e dão-te óculos novos! Ter óculos de uma sessão anterior pouco interessa, o preço é único.

    ResponderEliminar
  6. ... estranho, na altura a moça na bilheteira disse-me que não: que se fosse ver novamente e levasse os óculos não pagava a "taxa"...

    Se calhar optaram por não haver essas confusões, preço único para todos e pimbas.

    ResponderEliminar
  7. Também tinha ficado com essa ideia no início. Devem ter mudado para não haver confusões... agree!

    ResponderEliminar
  8. Para encherem os bolsos é o que é, chulos.
    Tem alguma lógica pagares sempre por uma coisa que já tens???
    Acordem.

    ResponderEliminar
  9. No Beloura não me deixaram trazer os óculos, disseram-me que o que paguei foi o 3D e não os oculos... fiquei indignada pois tb me tinham dito q o acrescento era do preço dos oculos que nós compravamos

    ResponderEliminar
  10. Agora as políticas são diferentes. No Lusomundo, mesmo já tendo óculos tens que voltar a pagar por eles (e vais ficando com uma colecção deles em casa.)

    No caso dos óculos activos (como no Nun'Álvares) pagas a "taxa" 3D, mas os óculos ficam lá.

    Se o 3D se começar a massificar, isto terá que mudar... Os bilhetes já são caros o suficiente para que não tenhamos que pagar taxas extra.
    Quando muito, que permitam que quem já tem óculos 3D não tenha que pagar por eles novamente!

    ResponderEliminar
  11. Eu não quero pagar mais óculos 3D no cinema!!
    Adiram ao grupo criado no Facebook. Vamos fazer a diferença!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde. Sou advogada e cinéfila, pelo que vou várias vezes ao cinema. Infelizmente só fui ver o Beowulf em 3d, pelo que dessa vez tive mesmo que pagar os óculos, mas não tenciono pagar mais vez nenhuma. A lei de protecção do consumidor proíbe EXPRESSAMENTE que um fornecedor de um serviço faça depender esse mesmo serviço da compra de um bem. Assim, é proibida a obrigatoriedade da compra dos óculos para ver o filme. E quem diz óculos 3d diz boxes da tv cabo. Essa venda é proibida. Se eles precisam de óculos ou boxes para prestar o serviço que pagamos, só eles têm que arcar com os custos.

    Filipa

    ResponderEliminar
  13. @Filipa

    Não sei qual será o enquadramento legal, mas a verdade é que por cá basta trocar o nome das coisas e pronto...

    Os "alugueres dos contadores" eram para acabar, e passamos a ter "taxa de potência contratada".

    Nos óculos 3D também não te "vendem" nada, chamam-lhe "taxa 3D" e pronto... tudo "legal" novamente.

    ResponderEliminar
  14. A solução para não pagarem mais óculos 3D.

    Sinceramente também cansado dessa estranha taxa e como frequentador assíduo (3 vezes/semana) optei por fazer o seguinte nas salas em que têm 2 corredores, um para as salas pares outro para as salas ímpares (ex: Alvaláxia, tb resulta noutros cinemas):

    - Verifiquem primeiro o número da vossa sala onde está o filme 3D;

    - Se for a sala 2, comprem um bilhete para um filme que esteja tb numa sala par e que comece praticamente à mesma hora;

    - O bilheteiro como está à entrada do corredor não à porta de cada sala, é simples, picam o bilhete e dp entram na sala do 3D em vez da sala para onde compraram o bilhete;

    Faço isto sempre em todos os filmes 3D.

    Os lugares são marcados?? Não há problema, entrem quase a começar o filme, visto que a maior percentagem do pessoal já está sentado.

    A sala está cheia? Paciência, quem é que vos manda ver logo os filmes qd eles estreiam? O filme do dia da estreia é o mesmo daqui a 1 ou 2 semanas por isso pq tanta pressa em vê-lo na estreia?
    Se for um filme de sucesso, deixem passar uns dias para conseguirem sempre lugar.

    Bom cinema...

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que já não compense andar com artimanhas, nas salas ZON Lusomundo já pedem aos espectadores para levarem os oculos 3D (se já os tiverem) e assim já não pagas a taxa extra.

    ResponderEliminar
  16. E pronto é sempre nos sites do Carlos que encontro as informações que procuro :)

    ResponderEliminar
  17. QUAL O PREÇO PARA VER UM FILME 3D (GERAL)?

    ResponderEliminar
  18. qual e o preço de óculos 3D nos cinemas lusomundo??
    cumps

    ResponderEliminar
  19. No Brasil paga-se mais caro para assistir filme 3D e ainda tens que devolver o óculos ao final. Não se pode levar embora. Vejo que pelo menos em Portugal leva-se para lembrança... hahahaha

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails