domingo, 17 de maio de 2009

Ben X

Há algum tempo que andava com curiosidade para ver este Ben X.

Este filme belga de 2007 ganhou vários prémios no Montreal World Film Festival e conta-nos a história de um adolescente que sofre do Síndroma de Asperger, uma forma de autismo.

Habituado a ser mal-tratado pelos colegas desde a sua infância, Ben "foge" para um mundo virtual, um jogo RPG ao estilo World of Warcftar, chamado Archlord.

Mais que os aspectos do jogo, o filme aborda a relação da sociedade com estas pessoas que vêm e interpretam o mundo de forma diferente do "normal."
Aliás, este filme realizado por Nic Balthazar baseia-se no seu livro Nothing was all he said inspirado por um caso verídico de um autista que se suicidou por ser vítima de bullying.

É daqueles filmes que incomoda e irrita... no "bom sentido" - se é que assim o podemos dizer.
Não sei até que ponto temos uma correcta imagem do que se passa na cabeça de Ben, mas o que é certo é que nos oferece uma perspectiva diferente de ver as coisas... e de tomar consciência da crueldade e indiferença que existe na sociedade.


Se há momentos e acontecimentos que são previsíveis, outros há que nos surpreendem... e por isso mesmo, este Ben X torna-se um filme altamente recomendado; e mais... devia ser passado nas escolas - tal como outro que aborda o tema do bullying de forma bastante marcante: Ondska.



1 comentário:

  1. Por acaso já joguei o jogo, engraçado, mas muito "underrated" infelizmente.

    O filme desperta a curiosidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails