sábado, 18 de abril de 2009

The Philadadelphia Experiment

Bem sei que andava esquecido, mas esta rubrica sobre os Filmes da Minha Vida ainda tem muito para dar.

Hoje venho falar-vos do The Philadelphia Experiment - A Experiência de Filadélfia, de 1984. Com dois protagonistas "pesos pesados" da década de 80, Michael Paré e Nancy Allen era impossível não se ir ver este filme (que contava com outro nome sonante como produtor: John Carpenter himself) - e que até falava de um tema em voga na altura: viagens no tempo (com o Final Countdown em 1980, por exemplo) e que no ano seguinte ficaria ainda mais na moda com "Back to the Future."

A história é simples: uma experiência levada a cabo pela marinha dos EUA, que tentavam tornar um navio invisível, corre mal, e dois marinheiros são enviados 40 anos para o futuro.

Ora, se tinha adorado o Final Countdown, não poderia deixar de ter gostado deste Philadelphia Experiment; na altura envolto em muito mistério sobre a sua possível veracidade e nas intermináveis teorias da conspiração; e actualmente um pouco mais "iluminado" e parecendo ter sido apenas uma invenção de alguém que procurava fama e atenção (como acontece em muitos outros casos deste género.)

Independentemente de tudo isso, foi daqueles filmes que me ficou na memória e me fez sonhar noites intermináveis sobre as possibilidades de viagens no tempo.

... e agora fiquei com vontade de ir pesquisar o poeirento arquivo de cassetes VHS, e tornar a ver este filme para ver que tal resistiu (ou não) aos anos. :)



O filme foi depois repescado por Philadelphia Experiment 2, em 1993, que já não tinha (quase) nada a ver com a história original. (Ao menos naquela altura, as sequelas demoravam quase uma década a serem feitas - hoje em dia são umas atrás das outras! :)


Actualização: não foi necessário ir buscar a cassete VHS... pois encontrei o filme original completo no YouTube! :)

2 comentários:

  1. Excelente filme, também gostei bastante quando era mais jovem mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de o voltar a ver neste novo milénio...

    Ainda hoje me recordo daquela cena em que o barco "reaparece" no porto, com toda a malta derretida no convés (ou pelo menos é o que a minha memória me diz hehe)

    Para rever um dia destes!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Ehehe, o pessoal "derretido" no convés é mítico - com os marinheiros misturados com o metal do navio. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails