Quantas vezes não se interrogaram, ao ver os créditos finais de um filme, sobre que raio será o ADR?
Aparecem lá alguns ADR para aqui, e ADR para acolá.
Para quem não sabe, o ADR refere-se a Automated dialogue replacement, e não é nada mais que o processo de "dobrar" o filme com as vozes gravadas no estúdio em condições sonoras de maior qualidade.
Não pensavam que as vozes e sons que ouvem nos filme fossem captadas "em directo", pois não?
(Embora por vezes, isso aconteça...)
No entanto, na maior parte dos casos, os microfones que por vezes insistem em aparecer na imagem, servem apenas para captar o diálogo para que os actores possam mais tarde repeti-los de forma idêntica em estúdio. Imaginem-no como sendo um filme "dobrado" pelos actores originais - embora também o possa ser feito por actores/artistas diferentes, no caso de personagens "mascarados" (como no caso do Darth Vader) ou quando os artistas interpretam canções, por exemplo.
E basicamente é isto.
Se acharem piada a este tipo de coisas, deixem um comentário, para me motivarem para fazer mais posts desta série "Nos Bastidores".
sexta-feira, 27 de março de 2009
Nos Bastidores - ADR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva Carlos,
ResponderEliminarJá conhecia o significado e o funcionamento do ADR. Tenho um amigo, no Porto, que trabalha com dobragens. Mas, apoio-te e espero mais posts desta rubrica que me parece promissora.
Cláudio
Já sabia que realmente as vozes eram gravadas em estúdio, mas de facto não sabia que se chamava ADR. Hoje já aprendi alguma coisa... LOL
ResponderEliminarIsso nota-se facilmente em certos filmes que no fim mostram os bloopers :P Em cenas com festas e musica ambiente o som é gravado separado e no final é tudo misturado.. mas é sempre estranho ver o ppl a dançar fora de ritmo pois na realidade eles não estão a ouvir nada :)
ResponderEliminarLol Já sabia o que era ADR :p Mas gosto destes posts. Faz mais sim.
ResponderEliminarAhhh!! Faz todo o sentido, é por isso que alguns filmes têm um som muito manhoso
ResponderEliminarObrigado pelos comentários... vou tratar então de escrever outros do mesmo tema para ir postando um por semana. :)
ResponderEliminar