sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fantasporto 2009 - Dia 11

Na noite de ontem apenas pude ver dois filmes:

Exodus
Com um nome destes e personagens chamados Moisés e Faraó, qualquer pessoa adivinharia sobre o que era o filme. Trazido para um panorama actual, numa Inglaterra xenófoba onde todos os indesejados são mantidos num campo de concentração, este filme foca aspectos bastante interessantes e de relevo.
Infelizmente, o filme acaba por falhar na parte mais crítica: o final.
Se o início e o desenvolvimento estão bem conseguidos, na parte final somos confrontados com um "arrumar" das coisas demasiado brusco. Talvez não houvesse orçamento para mais...
Foi pena, com um final mais cuidado este filme poderia ser uma referência.


E dpois foi tempo de ver o filme mais aguardado da noite...

Eden Lake

Um jovem casal vai passar um fim de semana romântico a um local de sonho. Mas rapidamente entram em conflicto com um bando de jovens rapazes com total desrespeito pelas atitude ditas civilizadas e socialmente correctas.

Ora bem... que tal foi? Tenho que dividir a minha opinião em duas partes:

Para quem estiver à espera de ver um filme "gore" com montes de cenas de mutilações e tal... o filme fica aquém das expectativas. Sim, tem algumas cenas de cortar à faca (literalmente :P) mas não são as suficientes para entreter os fãs do género.

No entanto, tem a "vantagem" de, ao contrário de outros filmes, este ser bastante realista e credível no que mostra. Não estamos a ver monstros extra-terrestres nem famílias mutantes... estamos a ver um retrato de uma juventude que podemos facilmente identificar com casos que conhecemos ou a que já assistimos... E nesse aspecto é um retrato interessante e impressionante.

Ponto menos bom: ainda não foi desta que um filme deste género se livra de clichés que nos fazem pensar: será que alguém reagiria mesmo assim?
(Tipo: tentar durante N tempo passar com um carro num sítio onde não passaria; ou conduzir a alta velocidade de noite no meio da floresta sem faróis?)

Mas no global, tem nota positiva... eu é que esperava que tivesse mais cenas de "arrepiar"...

1 comentário:

  1. zombies e extra-terrestres já não assustam.
    O assustador hoje em dia são mesmo os gunas!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails