quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fantasporto 2009 - Dia 10

A noite do Fantasporto trouxe algumas surpresas... mas infelizmente não do meu agrado.

O'Horten
Um maquinista de comboio a entrar para a reforma é forçado a enfrentar os seus medos e - finalmente - começar a viver.
A história é interessante e bem filmada, e com alguns momentos excelentes. Infelizmente todos esses momentos ocorrem numa narrativa visual que parece passar em "câmara-lenta" e que provocará extrema sonolência e desespero na maior parte dos espectadores.
(Talvez tenha sido esse o objectivo, mas definitivamente não é o meu género de filme.)




Hansel & Gretel
Para este filme já levava algumas expectativas. Esta adaptação sul-coreana do popular conto infantil teria todos os ingredientes necessários para se tornar no "capuchinho vermelho" (leia-se: Company of Wolves) deste Fantas.
A história estava no ponto; os cenários e demais elementos visuais estavam excelentes... E então, porque falhou?
Talvez devido a uma montagem deficiente... Em vez de ter um princípio, meio e fim; este filme parece ter um princípio e meio, e depois outro princípio... e depois ainda outro princípio... e às tantas parece que estamos a ver uma trilogia inacabada que não dá a "satisfação" necessária para prender a atenção do espectador.
A melhor forma de explicar será talvez ter ficado com a sensação de que o filme era mais longo que a trilogia do Senhor dos Anéis completa (na versão extendida do realizador) sendo que esta - ao menos - tem a progressão lógica com as habituais "recompensas" no tempo certo.

Talvez seja esse o problema: de estarmos demasiado habituados ao ritmo "imposto" pela maioria dos filme.
Não sei, talvez esteja a ser demasiado injusto... Mas apenas posso dar a minha opinião, e infelizmente, esta noite no Fantas - para mim - foi para esquecer.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails