terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Medeia Filmes Suspende My Zon Card

Ora aqui está mais uma prova das palhaçadas que vão regendo o nosso país. Ainda no outro dia estava a homenagear esta acção por parte da Zon/Lusomundo que disponibilizaram o cartão My Zon Card que iria permitir aos clientes Zon aceder gratuitamente às salas de cinema Lusomundo, quando - na melhor tradição do "bom demais para ser verdade" - hoje leio a notícia de que as outras cadeias de exibição interpuseram uma providência cautelar contra a ZON Lusomundo para que suspendessem este acção.

Ou seja... por agora, nada de filmes de borla! Muito obrigado Medeia Filmes, Castello Lopes e UCI!

Isto é uma autêntica palhaçada!

Dizem que isto iria arruinar as restantes salas de cinema... ai sim?
Então porque é que durante todos estes anos, com todos a queixarem-se da queda acentuada de público nos cinemas, pouco ou nada fizeram?
Estão todos à sombra da bananeira - se calhar à espera de ficarem tão mal que tenha que ser o governo a salvá-los como tem feito com os bancos e empresas???

E o respeito pelo público?
Salas imundas, com projectores decadentes, com lâmpadas gastas, lentes e telas sujas, a passar filmes desfocados e com o som a "abanar" por todo o lado (para não falar nos casos em que começa a dar em mono) - isso não interessa? É assim que esperam cativar o público?

E aquelas acções de promoção, tipo o cartão do ex-AMC (agora UCI) que tinha prémios jeitosos quando se acumulasse 1000 pontos, mas que - azar dos azares - quando muita gente se começou a aproximar desse ponto, os prémios foram cancelados e trocados por "pipocas e bebidas"? Aí está tudo bem?
(E depois os meus 900 e tal pontos foram convertidos em 10 ou 20 pontos quando passou para a UCI - algo que também  não percebi... mas pronto.)

Ó meus senhores... eu até tenho uma TV bem jeitosa em casa onde posso ver os filmes em Alta-Definição, com som e imagem bem afinados, sem ter os pés colados ao chão numa superfície visgosa de sabe-se lá quê.
Quando vou ao cinema, é para sentir toda a experiência que o cinema significa - e com os preços dos bilhetes actuais, exijo que tal experiência seja irrepreensível!

Não me venham agora com tangas, só porque uma das empresas teve esta feliz e genial ideia para atraír mais gente para os seus cinemas!

Sentem-se mal? Mexam-se!

Olhem lá se o Altavista,Yahoo e demais motores de busca também não tiveram vontade de amordaçar o Google quando este lhes roubou praticamente todo o mercado. No entanto, como podem constatar, ou se adaptam ou morrem.

Aliás, mais razões de queixa tiveram os cinemas ditos "tradicionais" que foram implacavelmente extintos com o aparecimento das pipoqueiras salas multiplex que temos em todos os shoppings.
Nessa altura não havia questões de concorrência? Era tudo permitido?


A concorrência é necessária, não ponho isso em causa... mas se julgam que é com essas atitudes mesquinhas e retrógadas que vão atrair clientes às vossas salas... estão bem enganados.

Por mim, podem estar descansados que até que tudo isto esteja resolvido não ponho os pés nas vossas salas - estando solidário com os cinemas Lusomundo. (Que, aviso desde já, nem eram nem são os meus preferidos.)

Um caso a acompanhar atentamente... e espero bem que a Zon/Lusomundo ganhe, e - mais - que exija um indemnização por este tempo que teve que quebrar o contrato com os seus clientes, que estiveram todo este tempo sem poder usufruir dum serviço que lhes foi oferecido.

Arre... dá mesmo vontade de organizar um boicote e fazer estas salas passarem pela penúria total!

8 comentários:

  1. Nem sabia desta noticia.
    Fiquei desiludido.

    E concordo contigo em tudo o que dizes.

    Devias mandar este post como uma carta para a entidade responsável do cancelamento (seja a medeia filmes, ou ICA, ou outra)

    ResponderEliminar
  2. Segundo a notícia da RTP foi uma decisão da Autoridade da Concorrência e nesse caso não será facilmente revertida. Eu, apesar de concordar com tudo o q dizes, até compreendo esta decisão. Apesar de ser uma oferta engraçada, não deixava de ser um aproveitamento da posição dominante da ZON no mercado doméstico para alavancar a Lusomundo (já o líder no sector). Faz lembrar um bocado, no mundo da informática, o caso da Microsoft e o Internet Explorer. Do aproveitamento de sinergias até ao abuso de posição dominante a distância às vezes é mt curta.

    Claro que as outras cadeias têm é de se pôr a mexer, oferecer mais qualidade e promoções/descontos. Nos últimos tempos estão a desleixar-se na "experiência" que faz as pessoas irem ao cinema, ao mesmo tempo q aumentam os preços e desvalorizam cartões de fidelidade como os do AMC/UCI. Actualmente o cinema em casa de qualidade é uma realidade. Os downloads são uma realidade. Os cinemas ou se adaptam, ou morrem. Ora, a Lusomundo está a fazer alguma coisa por isso! E que fazem as outras? Queixam-se!!!

    A Lusomundo já oferece preços de 2ª feira a quem tem cartão FNAC e 1 bilhete grátis a quem tem cartões de crédito do Millennium. Quando irão as outras cadeias queixar-se disso também?

    ResponderEliminar
  3. já andamos a assistir nestes últimos anos à decadência nos cinemas UCI. Não me custa nada começar a ir aos Lusomundo. Tirando uma ante-estreia menos feliz e os intervalos irritantes as salas Lusomundo têm bem mais qualidade do que as da concorrência. Aos cinemas medeia é para esquecer, compreendo que andem a passar bons filmes "alternativos", mas aquelas salas simplesmente não prestam. UCI, só mesmo oferecido, porque agora fiquei lixado. Não é mesmo desta maneira que eles vão conseguir mais clientes. Adorava que grande parte dos clientes Zon viessem agora fazer boicote a estas salas. Era o que mereciam. Não se mexem para melhorar as condições nas salas, mas depois já se mexem com providências cautelares, mas nunca, nunca a pensar no público, só lhes interessa o lado deles. Ainda esta semana no UCI se ficou de luz acesa a meio, sem nenhum aviso, ao ver-se o Austrália, praí durante 15 minutos. Ah o filme é grande e tal, e até têm um aviso lá fora. Mas, quem é cliente assíduo dos cinemas UCI sabe perfeitamente que isto acontece, e já me aconteceram várias destas, desde um som de bradar aos céus, com ruídos estúpidos em que é nítido que alguém deixou um cabo mal ligado a fazer mau contacto, luzes que se acendem a meio do filme, e que só são desligadas quando vai alguém lá fora avisar, filmes desfocados, lâmpadas gastas, enfim... é triste... e é triste esta providência cautelar contra os clientes que vão de facto aos cinemas. :(

    ResponderEliminar
  4. @Nelson

    Foi a Autoridade da Concorrência *após* queixa das demais cadeias de cinema.
    Mas se isto é assim, eu aproveito e dou o mote para que todos os defuntos cinemas tradicionais: estilo Batalha, Coliseu, etc. façam o mesmo em relação a todos os cinemas multiplex nas grandes superfícies.
    Afinal, estes cinemas teriam muito mais razão de queixa (e extinguiram-se) por causa deles - aí não interessava a concorrência e era tudo permitido?
    (aliás, ate acrescentei isto ali ao post)

    Isso das ofertas actuais que já existem também já me passou pela cabeça.
    Até admira a Medeia filmes não se sentir incomodada com os "brindes" dos cartões UCI, ou essas ofertas de bilhetes para possuidores de certo tipo de cartões.

    ResponderEliminar
  5. Não podia concordar mais com tudo o que aqui foi dito. A revolta é generalizada entre as pessoas que conheço que receberam esse cartão. Algumas até vão mais longe em não se referirem aos cinemas mas à TV CABO vs MEO. Segundo eles o cartão era igualmente uma forma de os manter fieis à TV CABO dado que a MEO está a fazer concorrência desleal ao possuir o exclusivo do canal Benfica (por mim pouco me interessa mas há benfiquistas a quem interessa e concordo com o ponto de vista deles).
    Há quem argumente. Ah, mas o canal Benfica é do Benfica e eles dão-no a quem quiserem. Pois mas se ao darem a quem quiserem e não a quem quer não violam as leis da concorrência a verdade é que os cinemas lusomundo também são da ZON, e como tal também podem dar os bilhetes a quem quiserem.
    Mais chocante ainda é que a promoção só foi interdita em alguns distritos do Pais, e não em todos. E sinceramente entre dar bilhetes aos que vão mais às suas salas como o AMC fazia, ou dar bilhetes aos que são clientes da TV Cabo à mais de um ano não vejo diferença. A AMC chegou a dar Telemóveis e nunca vi ninguem a queixar-se!
    Aliás reparem. Tudo isto é idiota! Aposto que nunca seria considerada a violação da concorrência se a ZON colocasse a questão de outra maneira, genero: Como prémio de fidelidade aos nossos clientes mais antigos vamos oferecer um pacote com 52 bilhetes que podem utilizar numa cadeia de cinemas com quem vamos assinar um protocolo. E essa cadeia seria naturalmente a Lusomundo pois pela participação da ZON seria a que melhor condições oferecia.
    Tudo isto cheira é mal.

    ResponderEliminar
  6. @Mário

    Exactamente. Parece que a concorrência neste país só funciona para "alguns".

    Ou melhor dizendo... só funciona quando é altura de chular o povo! Quando há alguém a oferecer umas coisas de borla... tchiii! Isso é que não!

    Faz lembrar aqueles casos que se ouvem de vez em quando, de patrões "espectaculares" que tratam bem os empregados...
    Enquanto é "tratar bem", tudo bem... Mas quando decidem oferecer um automóvel a cada um dos empregados, aí vem logo a família a dizer que ele tem problemas mentais e que não pode gastar o dinheiro (dele!) naquelas coisas!
    Dass...
    Se eu fosse multimilionário com uma cadeia de restaurantes e decidisse oferecer comida um dia por semana de borla, estou a ver que seria logo enforcado em praça pública!

    ResponderEliminar
  7. Lamento que o Sr Paulo Branco se preocupe com a concorrência da Zon Multimédia, mas não se procupe com a falta de pagamento de salários, subsidios de férias, de Natal dos funcionários dos seus cinemas.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário é já de há um ano.mas a situação continua idêntica...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails