Ora aqui está mais uma prova das palhaçadas que vão regendo o nosso país. Ainda no outro dia estava a homenagear esta acção por parte da Zon/Lusomundo que disponibilizaram o cartão My Zon Card que iria permitir aos clientes Zon aceder gratuitamente às salas de cinema Lusomundo, quando - na melhor tradição do "bom demais para ser verdade" - hoje leio a notícia de que as outras cadeias de exibição interpuseram uma providência cautelar contra a ZON Lusomundo para que suspendessem este acção.
Ou seja... por agora, nada de filmes de borla! Muito obrigado Medeia Filmes, Castello Lopes e UCI!
Isto é uma autêntica palhaçada!
Dizem que isto iria arruinar as restantes salas de cinema... ai sim?
Então porque é que durante todos estes anos, com todos a queixarem-se da queda acentuada de público nos cinemas, pouco ou nada fizeram?
Estão todos à sombra da bananeira - se calhar à espera de ficarem tão mal que tenha que ser o governo a salvá-los como tem feito com os bancos e empresas???
E o respeito pelo público?
Salas imundas, com projectores decadentes, com lâmpadas gastas, lentes e telas sujas, a passar filmes desfocados e com o som a "abanar" por todo o lado (para não falar nos casos em que começa a dar em mono) - isso não interessa? É assim que esperam cativar o público?
E aquelas acções de promoção, tipo o cartão do ex-AMC (agora UCI) que tinha prémios jeitosos quando se acumulasse 1000 pontos, mas que - azar dos azares - quando muita gente se começou a aproximar desse ponto, os prémios foram cancelados e trocados por "pipocas e bebidas"? Aí está tudo bem?
(E depois os meus 900 e tal pontos foram convertidos em 10 ou 20 pontos quando passou para a UCI - algo que também não percebi... mas pronto.)
Ó meus senhores... eu até tenho uma TV bem jeitosa em casa onde posso ver os filmes em Alta-Definição, com som e imagem bem afinados, sem ter os pés colados ao chão numa superfície visgosa de sabe-se lá quê.
Quando vou ao cinema, é para sentir toda a experiência que o cinema significa - e com os preços dos bilhetes actuais, exijo que tal experiência seja irrepreensível!
Não me venham agora com tangas, só porque uma das empresas teve esta feliz e genial ideia para atraír mais gente para os seus cinemas!
Sentem-se mal? Mexam-se!
Olhem lá se o Altavista,Yahoo e demais motores de busca também não tiveram vontade de amordaçar o Google quando este lhes roubou praticamente todo o mercado. No entanto, como podem constatar, ou se adaptam ou morrem.
Aliás, mais razões de queixa tiveram os cinemas ditos "tradicionais" que foram implacavelmente extintos com o aparecimento das pipoqueiras salas multiplex que temos em todos os shoppings.
Nessa altura não havia questões de concorrência? Era tudo permitido?
A concorrência é necessária, não ponho isso em causa... mas se julgam que é com essas atitudes mesquinhas e retrógadas que vão atrair clientes às vossas salas... estão bem enganados.
Por mim, podem estar descansados que até que tudo isto esteja resolvido não ponho os pés nas vossas salas - estando solidário com os cinemas Lusomundo. (Que, aviso desde já, nem eram nem são os meus preferidos.)
Um caso a acompanhar atentamente... e espero bem que a Zon/Lusomundo ganhe, e - mais - que exija um indemnização por este tempo que teve que quebrar o contrato com os seus clientes, que estiveram todo este tempo sem poder usufruir dum serviço que lhes foi oferecido.
Arre... dá mesmo vontade de organizar um boicote e fazer estas salas passarem pela penúria total!
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nem sabia desta noticia.
ResponderEliminarFiquei desiludido.
E concordo contigo em tudo o que dizes.
Devias mandar este post como uma carta para a entidade responsável do cancelamento (seja a medeia filmes, ou ICA, ou outra)
Segundo a notícia da RTP foi uma decisão da Autoridade da Concorrência e nesse caso não será facilmente revertida. Eu, apesar de concordar com tudo o q dizes, até compreendo esta decisão. Apesar de ser uma oferta engraçada, não deixava de ser um aproveitamento da posição dominante da ZON no mercado doméstico para alavancar a Lusomundo (já o líder no sector). Faz lembrar um bocado, no mundo da informática, o caso da Microsoft e o Internet Explorer. Do aproveitamento de sinergias até ao abuso de posição dominante a distância às vezes é mt curta.
ResponderEliminarClaro que as outras cadeias têm é de se pôr a mexer, oferecer mais qualidade e promoções/descontos. Nos últimos tempos estão a desleixar-se na "experiência" que faz as pessoas irem ao cinema, ao mesmo tempo q aumentam os preços e desvalorizam cartões de fidelidade como os do AMC/UCI. Actualmente o cinema em casa de qualidade é uma realidade. Os downloads são uma realidade. Os cinemas ou se adaptam, ou morrem. Ora, a Lusomundo está a fazer alguma coisa por isso! E que fazem as outras? Queixam-se!!!
A Lusomundo já oferece preços de 2ª feira a quem tem cartão FNAC e 1 bilhete grátis a quem tem cartões de crédito do Millennium. Quando irão as outras cadeias queixar-se disso também?
já andamos a assistir nestes últimos anos à decadência nos cinemas UCI. Não me custa nada começar a ir aos Lusomundo. Tirando uma ante-estreia menos feliz e os intervalos irritantes as salas Lusomundo têm bem mais qualidade do que as da concorrência. Aos cinemas medeia é para esquecer, compreendo que andem a passar bons filmes "alternativos", mas aquelas salas simplesmente não prestam. UCI, só mesmo oferecido, porque agora fiquei lixado. Não é mesmo desta maneira que eles vão conseguir mais clientes. Adorava que grande parte dos clientes Zon viessem agora fazer boicote a estas salas. Era o que mereciam. Não se mexem para melhorar as condições nas salas, mas depois já se mexem com providências cautelares, mas nunca, nunca a pensar no público, só lhes interessa o lado deles. Ainda esta semana no UCI se ficou de luz acesa a meio, sem nenhum aviso, ao ver-se o Austrália, praí durante 15 minutos. Ah o filme é grande e tal, e até têm um aviso lá fora. Mas, quem é cliente assíduo dos cinemas UCI sabe perfeitamente que isto acontece, e já me aconteceram várias destas, desde um som de bradar aos céus, com ruídos estúpidos em que é nítido que alguém deixou um cabo mal ligado a fazer mau contacto, luzes que se acendem a meio do filme, e que só são desligadas quando vai alguém lá fora avisar, filmes desfocados, lâmpadas gastas, enfim... é triste... e é triste esta providência cautelar contra os clientes que vão de facto aos cinemas. :(
ResponderEliminar@Nelson
ResponderEliminarFoi a Autoridade da Concorrência *após* queixa das demais cadeias de cinema.
Mas se isto é assim, eu aproveito e dou o mote para que todos os defuntos cinemas tradicionais: estilo Batalha, Coliseu, etc. façam o mesmo em relação a todos os cinemas multiplex nas grandes superfícies.
Afinal, estes cinemas teriam muito mais razão de queixa (e extinguiram-se) por causa deles - aí não interessava a concorrência e era tudo permitido?
(aliás, ate acrescentei isto ali ao post)
Isso das ofertas actuais que já existem também já me passou pela cabeça.
Até admira a Medeia filmes não se sentir incomodada com os "brindes" dos cartões UCI, ou essas ofertas de bilhetes para possuidores de certo tipo de cartões.
Não podia concordar mais com tudo o que aqui foi dito. A revolta é generalizada entre as pessoas que conheço que receberam esse cartão. Algumas até vão mais longe em não se referirem aos cinemas mas à TV CABO vs MEO. Segundo eles o cartão era igualmente uma forma de os manter fieis à TV CABO dado que a MEO está a fazer concorrência desleal ao possuir o exclusivo do canal Benfica (por mim pouco me interessa mas há benfiquistas a quem interessa e concordo com o ponto de vista deles).
ResponderEliminarHá quem argumente. Ah, mas o canal Benfica é do Benfica e eles dão-no a quem quiserem. Pois mas se ao darem a quem quiserem e não a quem quer não violam as leis da concorrência a verdade é que os cinemas lusomundo também são da ZON, e como tal também podem dar os bilhetes a quem quiserem.
Mais chocante ainda é que a promoção só foi interdita em alguns distritos do Pais, e não em todos. E sinceramente entre dar bilhetes aos que vão mais às suas salas como o AMC fazia, ou dar bilhetes aos que são clientes da TV Cabo à mais de um ano não vejo diferença. A AMC chegou a dar Telemóveis e nunca vi ninguem a queixar-se!
Aliás reparem. Tudo isto é idiota! Aposto que nunca seria considerada a violação da concorrência se a ZON colocasse a questão de outra maneira, genero: Como prémio de fidelidade aos nossos clientes mais antigos vamos oferecer um pacote com 52 bilhetes que podem utilizar numa cadeia de cinemas com quem vamos assinar um protocolo. E essa cadeia seria naturalmente a Lusomundo pois pela participação da ZON seria a que melhor condições oferecia.
Tudo isto cheira é mal.
@Mário
ResponderEliminarExactamente. Parece que a concorrência neste país só funciona para "alguns".
Ou melhor dizendo... só funciona quando é altura de chular o povo! Quando há alguém a oferecer umas coisas de borla... tchiii! Isso é que não!
Faz lembrar aqueles casos que se ouvem de vez em quando, de patrões "espectaculares" que tratam bem os empregados...
Enquanto é "tratar bem", tudo bem... Mas quando decidem oferecer um automóvel a cada um dos empregados, aí vem logo a família a dizer que ele tem problemas mentais e que não pode gastar o dinheiro (dele!) naquelas coisas!
Dass...
Se eu fosse multimilionário com uma cadeia de restaurantes e decidisse oferecer comida um dia por semana de borla, estou a ver que seria logo enforcado em praça pública!
Lamento que o Sr Paulo Branco se preocupe com a concorrência da Zon Multimédia, mas não se procupe com a falta de pagamento de salários, subsidios de férias, de Natal dos funcionários dos seus cinemas.
ResponderEliminarEste comentário é já de há um ano.mas a situação continua idêntica...
ResponderEliminar