terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Batman - Ciência vs Ficção

Quando vemos um filme como The Dark Knight, é quase impossível não pensarmos até que ponto aquelas coisas que acontecem no grande ecrã poderiam ser reais ou não.

Antes que comecem a dizer que é tudo inventado... eu sei! Aquilo é um filme. Mas... será que a ficção que ali vemos tem suportes científicos que a tornem verdadeiramente possível num futuro a médio/longo prazo?

Nada como dar um salto ao site da Popular Science para descobrirem.

Vão ficar a saber que os batmobiles são efectivamente uns veículos espantosos capazes de resitir a saltos que partiriam um automóvel normal, e qual a hipótese de um único cabo conseguir fazer capotar um camião.

(Apenas detectei lá um pequeno erro, quando dizem que o Batman tem super-força porque no filme há uma cena em que ele dobra o cano de uma metralhadora; no filme mostram por umas fracções de segundo que ele tinha um aparelho mecânico na mão que lhe possibilitou fazer isso, não foi unicamente à custa dos seus músculos.)

3 comentários:

  1. Eu vi o tal aparelho, pois ele dobrou o braço para recolher o aparelho.

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei intrigado com essa cena. O Batman não tem nem nunca teve força sobrehumana. Há de facto um aparelho mecânico que parece feito propositadamente para aquilo. Ora que Batman no seu perfeito juízo iria carregar um aparelho no braço para fazer (apenas) tal coisa, havendo outras alternativas de neutralizar a arma ou quem a empunhava?? Aquilo com certeza que pesa e atrapalha! Parece-me ser uma coisa um bocado mal pensada, e apenas feita para "ficar fixe" no filme. Logo a seguir ele usa o mesmo aparelho para começar a rasgar a lateral de um forgão a que se agarra, o q me pareceu uma tentativa de justificar a utilidade do aparelho. Mas pronto... ele ainda andava a aperfeiçoar o fato. Era capaz de ser mais um gadget q andava a testar.

    De resto o filme é excelente!

    ResponderEliminar
  3. quanto ao tumbler pois que tem mesmo ar de ser um belo tanque de guerra, mas a batmota é que é uma geringonça que apenas um único duplo no mundo inteiro conseguiu pilotar... e fazer curvas é mentira.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails