O primeiro drácula alguma vez visto no cinema... Nosferatu, ou melhor: Max Schreck.
Ainda me lembro perfeitamente deste filme, numa altura em que fugia às escondidas da cama para ir ver os filmes de terror que passavam a altas horas da noite.
Este filme aterrorizou-me e foi o responsável por eu ficar viciado neste tipo de filmes (e de ver sempre estes filmes com os pés deitados em cima do sofá, não fosse algum monstro da escuridão estar escondido debaixo do sofá.)
Mesmo após todos estes anos, não há como negar o "papelão" que Max Schreck interpretou.
Papel esse que deu azo a muitos rumores, incluindo o de que ele próprio deveria ser um vampiro - e que mais tarde foi adaptado para filme.
Mas agora, com o lançamento da sua biografia (que irá ocorrer para o fim do ano,) vem-se fazer luz sobre este actor que entrou para sempre na história do cinema, no clássico de Murnau.
Como homenagens ficam "Batman Returns" (1992) onde Christopher Walken interpreta um vilão chamado Max Shreck, e o filme "Shadow of the Vampire" onde Willem Dafoe interpreta Schreck como sendo um vampiro real durante as filmagens de "Nosferatu."
E pensar que este filme chegou a estar em risco, quando a viúva de Bram Stoker processou a companhia que produziu o filme, por este se basear na obra do seu marido (Dracula.) O Tribunal deu-lhe razão e ordenou a destruição de todas as cópias do filme - felizmente tal verificou-se ser impossível, pois o filme tinha sido já distribuído internacionalmente; ufa!
Imaginem um mundo sem Nosferatu... isso sim, seria verdadeiramente assustador.
via [Reuters]
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Nosferatu - Max Schreck
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esse Max Schreck foi grande e era impressionante a forma como se movimentava nos filmes originais. E pensar que ele não teve "filmes/actores" modelo para basear a sua performance.
ResponderEliminarTambém já me passou pela cabeça que o nome do ogre verde, Shrek... seria baseado na sonoridade do nome de Max Schreck.
Batman Returns -> 1992
ResponderEliminarSei que foi distracção :)
Obrigado Machado.
ResponderEliminarAfinal... o que são 10 anos de diferença?
:)