The Spiderwick Chronicles é um filme de fantasia e aventura, pura e simples. É um daqueles filmes que certamente irá ficar na memória de muitos miúdos, tal como Jason e os Argonautas ficou nos miúdos de outra geração.
A história não é imensamente original, ainda por cima se tivermos em conta o já vasto currículo do actor principal Freddie Highmore - aqui em papel duplo - que está habituado a este género cinematográfico há muito tempo: desde o tempo do Mists of Avalon na TV, até ao Golden Compass, passando por filmes como Finding Neverland, Charlie and the Chocolate Factory, e Arthur et les Minimoys.
Mas mesmo assim, é um filme que cativa e satisfaz a necessiade de magia que há em nós.
Quando uma família se muda para uma velha casa pertencente a uma tia-avó que era "maluca", a descoberta de um livro com um aviso que diz "não ler" vai despoletar uma antiga guerra entre as criaturas mágicas que se escondem no nosso mundo. Agora, os três jovens terão que conseguir evitar que o livro caia em mãos erradas.
Se alguma crítica tenho a fazer - quando muito - apenas a representação das criaturas "más" da história pode estar talvez um pouco caricaturada demais. Imagino que se lesse o livro, imaginaria criaturas bem mais assustadoras... mas isso é um mero pormenor, facilmente ultrapassado pelo restante elenco. Mas imagino que tenha sido feito para que não assustasse muito os espectadores mais jovens. Por exemplo, a sequência passada no túnel, a serem perseguidos pelo "bicho", está bem assustadora.
Sem dúvida, um filme obrigatório para a secção de fantasia da vossa DVDteca.
terça-feira, 18 de março de 2008
The Spiderwick Chronicles
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário