segunda-feira, 28 de março de 2022

Apple ganha Oscar de melhor filme com CODA - mas estaladão de Will Smith dominou a cerimónia

A Apple tornou-se na primeira plataforma de streaming a receber o Oscar para melhor filme com CODA.

As plataformas de streaming (Netflix, Amazon, Apple) têm passado os últimos anos a querem demonstrar estar à altura dos estúdios tradicionais, com produções apontadas aos galardões dos filmes e séries de TV. Apesar da tentativa da Netflix com Roma em 2019, e este ano estar bem representada com Power of the Dog (um dos favoritos e que tinha 12 nomeações), foi a Apple que conseguiu apanhar o primeiro Oscar de melhor filme para o seu CODA - embora a Netflix tenha conseguido o de melhor realizador(a), para Jane Campion por Power of the Dog.

Dune ganhou seis Oscars, pelos efeitos, música, cinematografia, edição e categorias técnicas, e o de melhor actiz foi para Jessica Chastain por The Eyes of Tammy Faye, e o de melhor actor para Will Smith por King Richard.

E falando de Will Smith, foi ele o responsável pelo momento da noite, quando subiu ao palco no seguimento de uma piada infeliz de Chris Rock sobre a sua esposa, e lhe deu um monumental estaladão.
As coisas pareciam estar bem humoradas, e inicialmente até parecia que Will Smith tinha achado piada quando Chris Rock referiu que Jada Pinkett Smith já estaria pronta para fazer o G.I. Jane 2 (em alusão à sua falta de cabelo). Mas depois de perceber o que realmente tinha sido dito, as coisas mudaram radicalmente, deixando incrédulos os presentes e todos os que assistiam à cerimónia.

Inicialmente até se suspeitou que se tratasse de um momento combinado, mas infelizmente não foi o caso - que agora está a dividir opiniões, os que estão a favor de Will Smith e os que estão a favor de Chris Rock.

Will Smith ainda tentou adicionar umas referências à protecção da sua família poucos momentos depois, quando subiu ao palco para receber o Oscar de melhor actor; e os seus defensores dizem que fez bem por se insurgir contra uma piada de mau gosto visando as mulheres negras. Do outro lado, aqueles que relembram que todas as potenciais explicações caíram por terra assim que cometeu uma agressão física, e que não se pode estar a celebrar a defesa e liberdade dos cómicos poderem fazer piadas sobre "tudo o que quiserem" (mesmo quando potencialmente ofensivas para certas pessoas), mas depois levar a mal quando se é o alvo dessas piadas.

Seguramente receberia muito mais solidariedade, sem polémicas, ao expressar o seu desagrado pela piada infeliz de outras formas.


[Oscars 2022]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails