Quando vemos um filme dificilmente estamos a pensar nas ferramentas que foram utilizadas para o fazer; mas quando forem ver o Dune numa sala com som ATMOS, podem manter na memória que aqueles efeitos sonoros a passear pelo espaço tradicional foram feitos com a ajuda de um software nacional desenvolvido em Leiria.
Dune, um dos filmes de ficção científica mais aguardados do ano, utilizou software de áudio inovador desenvolvido por startup de Leiria. A Sound Particles desenvolveu um software de áudio 3D, que aplica computação gráfica ao som.
Protagonizado por Timothée Chalamet e realizado por Denis Villeneuve, Dune conta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso, nascido para cumprir um grande destino, e que viaja para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e seu povo. O Sound Particles é um software áudio especialmente vocacionado para a criação de ambientes épicos, como é o caso do filme Dune, que estreia amanhã nas salas de cinema portuguesas.
Com quase cinco anos de existência, o software da Sound Particles é utilizado nos maiores estúdios de Hollywood e em produções bem conhecidas como Game of Thrones, Star Wars ou mais recentemente - Dune. A startup foi fundada em 2016, por Nuno Fonseca, e hoje conta já com uma equipa de mais de 20 pessoas no desenvolvimento do produto utilizado por estúdios de cinema, de criação de jogos e mais recentemente de produção de música.
Sem comentários:
Enviar um comentário