terça-feira, 8 de setembro de 2020

Tenet


Christopher Nolan regressa a um dos seus temas favoritos, brincar com o tempo, em Tenet. Protagonizado por John David Washington (filho de Denzel Washington),  Elizabeth Debicki e Robert Pattinson, este filme oferece-nos uma nova abordagem aos habituais filmes de espiões em que é preciso impedir um vilão de destruir o mundo.

Aqui, em vez de uma máquina do tempo que nos permite saltar para o passado, temos uma máquina que permite inverter o sentido do tempo, mas que funciona em simultâneo com o nosso mundo com o tempo normal. O resultado é uma salgalhada (no bom sentido) de objectos e pessoas que interagem em simultâneo em correntes de tempo opostas... e não se preocupem se saírem do filme com o cérebro a trabalhar a 200% a tentar verificar se tudo o que vimos faz sentido (talvez no futuro se venha a ter uma edição especial em sentido inverso, como aconteceu com Memento).

Ainda vou precisar de rever (e provavelmente mais que uma vez) este filme para tentar apreciar as subtilezas que seguramente por lá se escondem e que escaparão ao primeiro visionamento. Mas o que é certo é que se manterá tão distinto e memorável quando Memento, Inception, e outras das suas obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails