quarta-feira, 22 de abril de 2020

Devs


Tendo já dado tempo suficiente para que todos os interessados vissem Devs até ao fim, é altura de partilhar o que achei da mais recente série de Alex Garland - que já nos trouxe o 28 Days Later, Sunshine, Ex Machina e Annihilation.

Em Devs mergulhamos directamente no universo de Silicon Valley, onde acompanhamos o percurso de uma engenheira que tenta descobrir o que terá levado à morte do seu namorado após ter sido promovido para trabalhar na misteriosa divisão DEVS da empresa Amaya onde trabalha - uma mega empresa que pode ser vista como uma amálgama da Google, Apple, etc.

Basta o primeiro episódio para desde logo se ficar contagiado com o mistério do que se encerrará por trás da dita divisão, que acaba por ser revelado desde logo sem nos fazer aguardar demasiado. Mas esse será apenas o início de uma viagem que nos vai levar para áreas mais metafísicas que provavelmente não se estaria à espera (por outro lado, pode dizer-se que já seria esperado, olhando para os seus outros filmes referidos acima). Como ponto de destaque adicional, a capacidade para ter conseguido terminar a história sem desiludir os espectadores - mas sendo daqueles finais que dá muito que pensar (como convém! :)


*** SPOILERS AHEAD ***

A secção DEVS trabalha num sistema que faz a simulação quântica de todo o nosso universo, e com isso permite ver não só o passado, ao simular a interacção de todas as partículas, como também mostrar o futuro. Com isso chega também a constatação de que a "liberdade de escolha" das pessoas não passa de uma ilusão, sendo meramente o resultado inevitável de todas as interacções de todas as partículas que nos levam a tomar a dita decisão. E a certo ponto é revelado que o sistema apenas consegue prever o futuro até determinada data, sendo mantido em segredo até ao final que acontecimentos irão ocorrer nessa altura.

Não conto o episódio final, para que mesmo com este spoiler, tenham o prazer de o descobrir... e ficar a pensar sobre ele. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails