sexta-feira, 14 de junho de 2019

Chernobyl


A HBO tem uma excelente série - Chernobyl - para quem quiser ficar a conhecer mais em detalhe o famoso desastre que afectou a central nuclear russa em 1986, e que provocou o pânico um pouco por toda a Europa.

Ao longo de 5 episódios vamos acompanhando os bastidores de como o governo russo lidou com o problema, numa dança entre os interesses políticos, a vontade científica, a coragem das pessoas envolvidas nas medidas de contenção, e também a crua arrogância de alguns intervenientes. Para quem apenas conhecer o desastre como "algo que ouviu falar" (felizmente em Portugal não sentimos muito o seu impacto), é assustador ser confrontado com a dimensão do desastre que potencialmente poderia ser - e que mesmo não tendo atingido as suas piores proporções, continuou - e continua - a ser "péssimo".

É pena que a série seja em inglês, o que (para mim) quebra bastante o ambiente de se tratar de algo passado na Rússia (ao mesmo nível do que o The Boy in the Striped Pajamas me irritou ao apresentar alemães a falar britânico carregado) - mas eventualmente lá conseguimos superar isso.

Excelentes interpretações e trabalho de câmara, vale a pena ver. :)


1 comentário:

Related Posts with Thumbnails