terça-feira, 4 de dezembro de 2018

NHK estreia canal 8K com 2001: A Space Odyssey


Enquanto o 4K se vai infiltrando em nossas casas pelos serviços de streaming, no Japão a NHK prepara o lançamento do primeiro canal com emissões regulares em 8K, que terá como filme de estreia o clássico 2001: A Space Odyssey de Stanley Kubrick.

O reinado do Ultra HD 4K arrisca-se a ser de curta duração, a avaliar pelo lançamento do primeiro canal regular Super Hi-Vision 8K da NHK. Um canal que emitira conteúdos em 8K durante 12 horas por dia, e que contará com um excelente filme de estreia: nada mais nada menos que o 2001: A Space Odyssey de Stanley Kubrick em versão remasterizada e restaurada, a partir de novo scan da película de 70mm.

O formato Super Hi-Vision 8K tem uma resolução de 7680x4320 (4x mais pixeis que o Ultra HD 4K, 16x mais que o Full HD) podendo ir até aos 120fps e 12-bits de cor com HDR. É o formato que promete dar finalmente o salto para o hiper-realismo nos ecrãs, e que poderá estar mais perto de destronar o 4K do que se pensa. Afinal, basta relembrar que já temos televisores 8K a chegar ao mercado: o televisor 8K da Samsung já está à venda em Portugal, com preço de 4999 euros.


Dito isto, ainda há todo um conjunto de limitações técnicas que complica a sua utilização. Os actuais standards HDMI não suportam 8K (alguns receptores 8K tinham que recorrer a 4 saídas HDMI, ligadas a quatro entradas HDMI nos televisores), e basta relembrar o tempo que demorou aos canais tradicionais transitarem para o HD (nem vamos falar em Ultra HD) para perder as esperanças de ver 8K tão cedo.

... Já nas plataformas de streaming, a coisa seria bastante mais simples. Tal como já disponibilizam conteúdos 4K, o 8K seria apenas mais uma opção (a Netflix recomenda actualmente 25Mbps para os conteúdos 4K, com 50Mbps já se deveria ter acesso a 8K com alguma qualidade em H.265).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails