sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Close Encounters of the Third Kind (Director's Cut)


O Close Encounters of the Third Kind (Encontros Imediatos do Terceiro Grau) é um dos filmes mais marcantes da minha juventude, e tive oportunidade de o rever na sua versão Ultra HD 4K - que vem com uma caixa toda artística, que se ilumina e toca as notas icónicas do filme. Mal sabendo eu que me iria permitir rever o filme de uma forma que ainda não tinha visto.

Para quem nunca viu este clássico - e de forma ultra-resumida - acompanha a aventura de algumas pessoas que têm um "encontro imediato" com naves extra-terrestres, e que ficam com uma estranha obsessão para se dirigirem a um determinado local - que será o ponto de encontro com os ETs.

O filme original ainda está bem presente na minha memória, tal como estava a sua versão Special Edition (que entre outras coisas, passava a mostrar-nos o interior da nave no final - algo que acaba por estragar o mistério conseguido na versão original). Mas, ao pegar no blu-ray 4K, descobri que para além dessas duas versões também lá estava a versão Director's Cut de Steven Spielberg, que curiosamente não tinha visto ainda. Pois bem.. foi desta!

Embora não vá ocupar o lugar da versão original, que fica sempre "gravada" na memória. Esta  versão Director's Cut acaba por ser a mais equilibrada e que melhor nos mostra o processo de "loucura" em que o nosso protagonista vai mergulhando ao tentar lidar com sua obsessão implantada pelos ETs. E no processo, corrige também o erro de querer mostrar demasiado no final, voltando a deixar-nos imaginar o que se passaria após os humanos entrarem na nave e se fecharem as portas.

Foi uma boa experiência, só prejudicada pelo facto do 4K neste filme não servir de muito (ao contrário do Blade Runner, por exemplo). Mas, não é por isso que deixa de ser um filme "obrigatório", em qualquer uma das suas variantes.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails