terça-feira, 3 de abril de 2018

2001: Odisseia no Espaço faz 50 anos


Até custa acreditar que o clássico 2001: A Space Odyssey já está a celebrar meio século desde que estreou, mas é mesmo verdade.

O filme de Stanley Kubrick que visualizou uma história de Arthur C. Clarke e foi responsável por definir um estilo visual que marcou várias gerações, continua a ser tão cativante nos dias de hoje como o foi quando estreou. E não, este não é dos filmes que tive o prazer de assistir na sua estreia (sou velho mas não assim tanto! :) mas recordo-me perfeitamente de quando o vi pela primeira vez.

Tinha eu uma idade ainda algo imprópria (reduzida)para este tipo de filme, com o meu pai a levar-me à porta do antigo cinema Foco no Porto (com as suas fantásticas cadeiras que se "afundavam" caso se tivesse peso para tal - o que não era o meu caso na altura). Tratava-se de uma sessão especial (na altura não era fácil ver os filmes que se queria - ainda se estava na época "pré-videoclubes") sendo que essa sessão a meio da tarde estava literalmente às moscas.

Mesmo na minha tenra idade, fiquei desde logo hipnotizado pelas imagens que eram projectadas no ecrã e até pensava estar a perceber o filme... até a parte final me baralhar completamente e me deixar intrigado durante muitos anos que se seguiram... (Até finalmente o poder rever, e tentar chegar às minhas próprias conclusões... :)

E por falar nisso... bem que este 50º aniversário é um excelente motivo para o rever novamente... E quem ainda não o tiver visto, que o faça, que não se irá arrepender.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails