sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Arrival

Denis Villeneuve tem dado que falar com filmes como Sicario, Prisoners e Enemy, e agora volta a juntar uma obra-prima sci-fi ao seu currículo com Arrival.

Arrival é o filme baseado na história Story of Your Life de Ted Chiang de 1998, que ganhou vários prémios incluindo um Nebula Award. A chegada de estranhas naves extra-terrestres ao nosso planeta lança o caos e o pânico entre a população terrestre, enquanto militares e cientistas tentam perceber as suas intenções. Para isso recorrem à ajuda de uma linguista, cuja interacção com a sua linguagem parece ter alguns efeitos secundários que se vão tornando cada vez mais fortes à medida que a vai percebendo.

Este é daqueles filmes em que o melhor é ver sabendo-se o menos possível, mas posso dizer que consegue transmitir o intuito da história, mesmo se grande parte da história do livro é resumida a uma curtas frases (como a referência à hipótese Sapir–Whorf, de que a linguagem afecta a percepção que temos do mundo - e que acaba por ser o ponto central de todo o filme). Este é um tema que por si só seria suficiente para se prolongar por uma trilogia... mas que acaba por ser condensado de modo a não maçar os espectadores; podendo no entanto deixá-los com curiosidade de pesquisarem e lerem mais sobre o assunto.

Enfim, um dos grandes filmes sci-fi do ano (e de sempre)... e que felizmente não perde demasiado tempo a tentar explicar-nos tudo como se fossemos crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails