sexta-feira, 1 de julho de 2016

Free State of Jones


Matthew McConaughey está de regresso às salas de cinema com um filme a que poucos ficarão indiferentes. Free State of Jones (Estado Livre de Jones) é baseado em factos verídicos e conta-nos a história de um homem que em plena guerra civil norte-americana decide seguir a sua própria consciência, recusando-se a combater pelo lado do Sul e acabando por organizar um bando de escravos e rebeldes que a certa altura chegaram a reclamar a sua própria independência.

O tema da guerra civil norte-americana já foi abordada até à exaustão, mas desta vez temos uma perspectiva um pouco diferente, que não só nos mostra este conflito de um lado mais pessoal (e racional?) - como também revela aquilo que se passou a seguir, e onde para todos os efeitos, tudo ficou "na mesma".

Qualquer filme sobre o racismo é suficiente para nos revoltar com as situações que fazem questão de relembrar - e ainda mais quando se comprova que, séculos depois, muitos dos problemas ainda permanecem. No caso deste Free State of Jones, mesmo não sendo um exemplo a nível de coerência no seguimento da história (e de ter um final que parece ser sido desenrascado à pressa), vale por meter o dedo na ferida... e obrigar as pessoas a pensarem um pouco sobre (vários) assuntos, muitos dos quais permanecem completamente actuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails