domingo, 28 de fevereiro de 2016

11 Surpresas inesperadas nos Oscars

Muitas vezes os vencedores dos Oscars são facilmente previsíveis, mas de vez em quando lá surge um vencedor completamente inesperado e que - mesmo após algumas décadas, continua a desafiar a compreensão de qualquer cinéfilo. Eis 11 desses casos, compilados pelo IMDB.


1 - Marisa Tomei (1993)


Em 1993, Marisa Tomei ganhou o Oscar de melhor actriz secundária por My Cousing Vinny, deixando Vanessa Redgrave (Howard's End) na sua sombra.

2 - Bob Fosse (1973)


Quem é Bob Fosse? Se calhar não sabem, mas em 1973, ano em que tivemos The Godfather e Francis Ford Coppola como candidatos aos Oscars, o prémio foi para Bob Fosse, pelo filme Cabaret.


3 - Rocky (1977)


Pois... no ano de filmes como Taxi Driver, Network, e All the President's Men, o Oscar de melhor filme foi para Rocky e Sylvester Stallone. Dá que pensar, não?


4 - Three 6 Mafia (2006)


Em 2006, o Oscar de melhor música foi para os grupo de rap Three 6 Mafia; fazendo com que Jon Stewart, o apresentador dessa edição tivesse que referir: "Para quem estiver a tomar conta dos resultados em casa, convém relembrar: Martin Scorsese, zero Oscars; Three 6 Mafia, um!" (Scorsese ganhou finalmente um Oscar no ano seguinte... coincidência? :)


5 - Crash (2004)


Em 2004, as expectativas davam Brokeback Mountain como filme preferido para o prémio de melhor filme, mas isso foi despedaçado por Crash de Paul Haggis (que até referiu que não seria esse o filme que ele consideraria o melhor ano.)

6 - Barbra Streisand e  Katharine Hepburn (1969)


Em 1969, parece que alguém devia alguns favores, e em vez de uma vencedora na categoria de Melhor Actriz, tivemos duas: Barbra Streisand por Funny Girl  e Katharine Hepburn por The Lion in Winter. Hepburn não compareceu na cerimónia, deixando o protagonismo para Barbara Streisand.

7 - Gwyneth Paltrow (1998)


Podem as campanhas publicitárias influenciar os resultados? Em 1998, Cate Blanchett parecia ter o caminho livre para a vitória com o filme Elizabeth, mas a estatueta foi para Gwyneth Paltrow por Shakespeare in Love. Muitos dizem que a campanha que a empresa de produção lançou a dizer que Paltrow merecia um prémio a multiplicar por interpretar diversos papeis dentro do filme (onde faz de actriz disfarçada de actor), terá contribuído para isso.

8 - Shakespeare in Love (1998)


Ainda em 1998 e relativamente a Shakespeare in Love... continua a estar "atravessado" na garganta de muitos como é que este filme recebeu o Oscar de Melhor Filme, quando entre os candidatos tínhamos alguns filmes como... Saving Private Ryan!

9 - Chariots of Fire (1981)


Em 1981, Warren Beatty já estaria a esfregar as mãos, esperando que depois de ganhar o Oscar de Melhor Realizador por Reds, seria garantido que o seu filme receberia também o Oscar de Melhor Filme. Mas... a vitória foi, e bem, para Chariots of Fire (que, nem que fosse só pela banda sonora, merecia! ;P)

10 - Anna Paquin (1993)


Em 1993 (parece que foi ontem, não?), o mundo ficou de queixo caído quando entre algumas veteranas como Rosie Perez (Fearless), Winona Ryder (The Age of Innocence), Emma Thompson (In The Name of the Father, e Holly Hunter (The Firm), o prémio de melhor actriz secundária foi para Anna Paquin, na altura com apenas 11 anos, por o Piano.

11 - How Green Was My Valley (1941)


E num verdadeiro regresso ao passado, no ano em que Citizen Kane foi aos Oscars, o prémio de melhor filme foi para o filme How Green Was My Valley, deixando um dos maiores clássicos do cinema com um único Oscar por melhor argumento original.


Agora é só esperar para ver que surpresas esta próxima edição dos Oscars irá trazer! :)

2 comentários:

  1. Não é por nada, mas há um erro no óscar de 1969. O "The Lion in Winter" foi com a Audrey Hepburn.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails