quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Star Wars "Despecialized Edition" remove os efeitos para mostrar a trilogia como era originalmente


Para George Lucas, a trilogia original do Star Wars parece ter sido algo de que sentia vergonha, ao ponto de ter lançado edições especiais que as transformaram em algo que agora os fãs muito trabalho têm tido em desfazer, para criar este Star Wars Despecialized Edition.

Se são daqueles pessoas que não suporta ouvir músicas remasterizadas que não batem certo com as memórias que guardam com carinho, imaginem só o que isso é aplicado ao cinema. No entanto, é aquilo que temos na saga Star Wars, em que George Lucas tentou dar uma nova camada digital a estes clássicos, para que melhor se aproximasse da sua visão e que não tinha conseguido fazer originalmente.

[na visão ideal de Lucas, temos coisas como animais CGI a passar em frente à câmara]

Só que, tal como as tais músicas remasterizadas, o efeito foi o de que muitos dos fãs que tinham vibrado com a trilogia original detestaram as alterações, e preferiam continuar a ver o original... com todas as suas falhas, que passaram a fazer parte da sua identidade.

[antes da versão digitalizada de 2011, os corredores "compridos" revelavam o seu truque]


Foram alterações que levaram alguns fãs a criar o Star Wars Despecialized Edition, que não foi uma tarefa fácil. É que não existe uma versão verdadeiramente original do filme em formato digital de qualidade, o que obrigou a uma autêntica caça ao tesouro em busca de todos os formatos que pudessem ajudar a recriar a trilogia original, como a versão em LaserDisc, digitalização da película, uma emissão em HDTV, e outras fontes.

Há uma galeria de fotos que mostra muitas das alterações que foram feitas para transformar o filme na sua versão original, e que vão de coisas tão simples quanto a simples correcção de cor (que nalgumas edições é de demasiado azulada), a outras que obrigam a ter que manualmente recortar, frame a frame, elementos - e até a recriar algumas cenas que entretanto se perderam, com base numa cópia original do filme que apenas está disponível em baixa resolução.

... Confesso que agora fico com mais vontade em rever esta trilogia, que finalmente irá bater certo com as imagens originais que ficaram gravadas na minha memória ao ver estes filmes no cinema. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails