sexta-feira, 2 de outubro de 2015

The Martian

Ridley Scott já nos demonstrou que se sente perfeitamente à vontade fora do nosso planeta (cinematograficamente falando, claro), mas desta vez a aventura que nos traz é diferente do habitual. Em The Martian, o extra-terrestre é um humano, e o grande inimigo não é nenhum monstro alienígena mas sim a distância astronómica que separa o planeta vermelho da nossa civilização.

The Martian fez sucesso em livro, ao nos apresentar uma épica aventura que se poderá dizer ser de "ficção cientificamente correcta", e que felizmente é transposta - dentro dos constrangimentos habituais de condensar um livro a 2h de filme - para esta versão em que cabe a Matt Damon ficar perdido em Marte com hipóteses aparentemente impossíveis de sobrevivência, depois da sua tripulação o ter abandonado no planeta pensando que estaria morto.

O filme não entra profundamente nos detalhes científicos a que vai recorrendo para superar todas as adversidades e conseguir sobreviver, semana após semana, mês após mês, contra todas as probabilidades. Mas é suficiente para nos mostrar um autêntico McGyver espacial cruzado com Robinson Crusoe, onde nem todo o treino do mundo o impede de por vezes deambular por períodos mais "alucinados" (tentem imaginar o que sentiriam se fossem o único habitante de um planeta, durante meses a fio!)

Enfim... um excelente filme que provavelmente vos vai deixar com vontade de querer aprofundar alguns aspectos... e é para isso que existe o livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails