sexta-feira, 18 de setembro de 2015

No Escape

Bem apropriado para o clima actual em que vivemos, chega-nos No Escape; um filme sobre uma família que se muda para um país no sudoeste asiático e mal lá chega é confrontado com um violento golpe de estado que os deixa abandonados no meio uma autêntica guerra civil.

O filme, realizado por John Erick Dowdle (Quarantine Quarantine; As Above, So Below) e com Owen Wilson, Lake Bell e Pierce Brosnan, recorre a fórmulas já bem conhecidas e exploradas noutros filmes - mas aqui troca o habitual "herói" por uma família com a qual todos se podem identificar. Uma família que está completamente perdida, num país que não conhece, com uma língua estranha que não percebe, e onde a perspectiva de uma morte brutal espreita a cada esquina.

Há algumas cenas que se tornarão icónicas e farão arrepiar qualquer pai/mãe; e muitas outras que nos farão agradecer o facto de vivermos num país onde nos podemos dar ao luxo de não termos que nos preocupar com tais coisas, e ainda irmos podermos dormir descansados a cada noite que passa. E não falta também um curta, mas bem elucidativa, crítica às políticas actuais que propiciam este tipo de conflitos.


No final, só falta mesmo uma frase que perguntasse aos espectadores se se sentiriam da mesma forma se em vez de se tratar de uma família americana em busca de salvação no Vietname, fosse uma família síria a tentar chegar a um país Europeu longe dos conflitos na sua região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails