quarta-feira, 21 de maio de 2014

Espectadores aumentam nos Cinemas Portugueses


Desta vez não há pirataria que sirva de desculpa: o número de espectadores nas salas de cinema nacionais aumentou 63% em Abril relativamente ao mesmo mês no ano passado. Quer isto dizer que voltamos a superar o milhão de espectadores nas salas portuguesas, com 1.1 milhões de espectadores e uma recente bruta de 5.9 milhões de euros.

Valores que demonstram bem porque motivo estamos na situação em que estamos (e que me fazem ficar muito surpreendidos com este salto - e não devo ser apenas eu). O valor de 5.9 milhões de euros dividido pelos 1.1 milhões de espectadores significa que em média cada espectador pagou mais de 5 euros para ir ao cinema. Valor esse que, quando multiplicado por 2 (ou por 4, quando se considera uma ida em família), demonstra bem que ir ao cinema semanalmente não dá para todas as bolsas - e já nem falo nos gastos extra opcionais que facilmente duplicam a despesa (com bebidas e pipocas).

Ainda assim, por um lado fico bastante feliz por ver as salas com mais espectadores, ajudando a demonstrar que é viável manter as salas de cinema (embora as salas clássicas já tenham desaparecido todas e actualmente cinema seja sinónimo de multiplexes nos centros comerciais), e que os respectivos operadores podem/devem apostar em manterem as suas salas em condições (vamos lá ver se com a passagem da ZON a NOS, algumas das suas salas recebem umas necessárias cadeiras novas, como é o caso das do Gaia Shopping). Espero igualmente que este aumento dos espectadores faça tornar-se realidade a promessa de nos trazerem uma sala IMAX para cá para cima... que isto de fazer 300+300Km para ir ver um filme no IMAX a Lisboa... inflaciona bastante o preço total do bilhete. (Por outro lado, se for para fazer uma sala IMAX que acaba por ser de tamanho idêntico - ou mais pequeno - do que temos em cinemas como os UCI do Arrábida, para isso mais vale ficarem quietos, isso é certo!)

Bem... já não será mau não terem argumentos para se queixarem da pirataria... falta ver quais serão as queixas que irão surgir futuramente (e de quando se lembrarão que o maior entrave à ida ao cinema continuará a ser... o preço do bilhete.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails