quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Colossus: The Forbin Project

Vocês já sabem que adoro ir repescar filmes antigos que me tenham escapado (e não serão poucos), e hoje partilho com vocês esta maravilha que é o Colossus: The Forbin Project - um filme de 1970 que abordava uma tema que hoje em dia continua a ser bem actual: o da vigilância electrónica e dos computadores que se "revoltavam" contra os seus criadores.

Vão certamente reconhecer muitos dos elementos que mais tarde foram sendo usados e reciclados noutros filmes (incluindo o mais popular War Games na década seguinte, e hoje em dia temos o Person of Interest que aborda a mesma temática), mas em 1970 imaginem o que era imaginar um computador que tinha sido concebido para analisar todo o tipo de informação para identificar ameaças e automaticamente responder da melhor forma.

No entanto, mal sabiam eles que do lado soviético havia uma máquina igual, e quando foram activadas ambas as máquinas começaram quase imediatamente a falar uma com a outra e a acertar um protocolo de comunicação. Em breve, o computador(es) pediam acesso a cada vez mais informação e capacidades, sempre com a ameaça do lançamento de misseis nucleares (sob o seu controlo) no caso de incumprimento.

... Agora fiquei com vontade de ver outros filmes do género "computer overmind"!




E como o YouTube é nosso amigo, têm também aqui a versão completa (infelizmente em formato 4:3 pan-and-scan).




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails