sexta-feira, 9 de agosto de 2013

The Purge

Que me conhece já saberá que eu não podia resistir a este The Purge. Um filme onde nos EUA, uma vez por ano, os cidadãos podem cometer todo o tipo de crimes que desejem sem serem que responder por isso - e que aparentemente faz com que a sociedade prospere no resto do ano, sem desemprego ou crime.

Não era por esse factor que o filme me atraia, mas sim pelo facto do nosso protagonista ter uma casa "blindada" pronta a resistir a estas 12h de crime.

Infelizmente, esse factor acaba por ser de importância menor, pois serve apenas de entrave temporário a um grupo que se reúne no exterior em busca de um sem-abrigo que se refugiou no interior da casa do protagonista (depois do seu filho ter aberto as barreiras para que ele entrasse.)

Tirando então a parte "mecânica" que eu gostaria de ver explorada, temos o ambiente do filme idêntico a todos os filmes de "refugiados em casa" (que vai desde o clássico Straw Dogs, a filmes como Panic Room), mas aqui com a componente de crítica (sátira?) social de estas 12h revelarem o que realmente as pessoas são - com empregados a perseguir os patrões, ou *SPOILERS AHEAD* namorados a ajustar contas com os pais das namoradas, ou até vizinhos que querem colocar as contas em dia.

Ainda assim, o filme consegue dar uma pequena reviravolta inesperada lá pelo meio, e tem um final que pretende mesmo incentivar a que se pense no tipo de futuro (e mundo) que desejamos ter.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails