sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Elysium

Já chegou às salas nacionais o mais recente filme de Neill Blomkamp (District 9), e que novamente regressa ao mesmo tema das diferentes "classes sociais" e da superioridade com que uns tratam os seus "inferiores". Em Elysium dispensam-se os extra-terrestres, e temos apenas humanos contra humanos.

Os privilegiados vivem a bordo de uma majestosa estação espacial com todos os confortos da tecnologia e onde todas as doenças podem ser curadas para uma vida praticamente ilimitada; na Terra, os rejeitados, trabalhando em condições sub-humanas e constantemente vigiados por uma força policial robótica.

Quando um acidente faz com que o nosso herói Max (Matt Damon) tenha poucos dias de vida, o seu objectivo será encontrar uma forma de chegar a Elysium para se poder curar.

Ok... o filme está interessante, mas limita-se a cumprir tudo aquilo que a maioria das pessoas poderá ver (e antever) no trailer. Para quem não tiver visto o District 9, poderá resultar de melhor forma, mas... não é por isso que deixa de ser um bom filme sci-fi por si mesmo, e abordando as sempre importantes questões sociais - e não evitando pensar porque motivo as coisas chegam a tais pontos quando o "senso comum" nos diz que poderia ser de forma diferente - e melhor para todos.

Talvez seja mesmo para relembrar que por vezes aquilo que é óbvio fique perdido no meio do nevoeiro da indiferença, fazendo com que até o mais abominável passe a ser encarado como sendo "normal".


Quanto ao próximo filme, Neill Blomkamp vai finalmente mudar ligeiramente de tom, adoptando uma nuance mais leve e cómica em Chappie, que será sobre as aventuras de um robot com inteligência artificial que é roubado por dois homens que o querem utilizar para fins ilícitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails